Hedgepoint: exportações de café avançam no Vietnã, enquanto Indonésia supera temporada 23/24
As exportações de café no Sudeste Asiático têm reagido nos últimos meses. “No Vietnã, os embarques seguiram a sazonalidade e cresceram entre o fim de 2024 e início de 2025, com acumulado de 11,44M de sacas da safra entre outubro/24 e fevereiro/25, mas ainda estão abaixo dos 13,24M de sacas da safra anterior, devido à menor produção e estoques reduzidos”, afirma Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets.
Já na Indonésia, as exportações superam a média histórica, impulsionadas pela recuperação da safra 24/25 e preços atrativos. Os embarques acumulados da temporada entre abril/24 e janeiro/25 somam 6,49 M de sacas, acima das 5,41 M de sacas exportadas no mesmo período de 23/24. Espera-se um crescimento de 15% nos embarques totais para 24/25, atingindo 7,9 M de sacas.
“Nossa primeira estimativa para a safra 25/26 da Indonésia é de 11,6M de sacas, avanço de 3,7% se comparado à temporada 24/25”, indica Laleska.
Contudo, preços elevados podem reduzir o consumo e as exportações, ainda que devam seguir dentro da média dos últimos anos.
Brasil
A volatilidade do mercado deve continuar devido às incertezas sobre a produção de arábica no Brasil. Na última semana, o contrato Maio/25 atingiu 410 c/lb com o clima adverso e menor oferta brasileira. “Apesar disso, os futuros recuaram com a previsão de chuvas e preocupações sobre o impacto dos altos preços na demanda, enquanto varejistas resistem a repassar os custos, dificultando as negociações ao redor de globo”, conclui a analista.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café