Técnicos da Conab iniciam coleta de dados para o 2° Levantamento da safra de café
A produção de café no Brasil está em fase decisiva, com os grãos passando pelos estágios finais de enchimento, maturação e colheita. Para mapear a evolução da safra 2024/25, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam, entre os dias 30 de março e 12 de abril, um amplo levantamento de dados em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A ação integra o 2° Levantamento da Safra de Café e conta com a participação de mais de duzentos informantes, incluindo cooperativas agrícolas, produtores, empresas de assistência técnica, revendas de insumos e consultorias especializadas.
O trabalho de campo é essencial para a precisão dos números que compõem o Boletim de Acompanhamento da Safra de Café, publicação quadrimestral que detalha o desempenho do setor ao longo do ano. A Conab conduz esse levantamento em parceria com órgãos estaduais e instituições tradicionais no estudo do mercado cafeeiro, garantindo credibilidade às informações divulgadas.
Neste ciclo, os dados coletados devem refletir o impacto da bienalidade negativa, característica que influencia naturalmente a produtividade das lavouras de café arábica. Com as informações reunidas, será possível atualizar as estimativas de produção e contribuir para o planejamento do setor, beneficiando produtores, comerciantes e demais agentes da cadeia do café.
O boletim completo do 2° Levantamento da Safra de Café 2024/25 será divulgado pela Conab no dia 6 de maio.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)