Parceria entre BSCA e SCA transforma sistema CVA em novo padrão oficial dos cafés especiais do Brasil
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Specialty Coffee Association (SCA) anunciam uma parceria estratégica para a adoção do sistema Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo oficial de avaliação dos cafés especiais do país. O Memorando de Entendimento (MoU, em inglês), que foi assinado durante a Specialty Coffee Expo, em Houston (EUA), consolida a posição do Brasil como líder global em inovação no setor de cafés especiais e estabelece um novo padrão nacional para avaliação da qualidade.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo principal consumidor global do produto, com uma gama diversificada de microclimas e perfis de café encontrados em suas muitas regiões de cultivo. Este acordo é semelhante ao assinado com a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) da Colômbia, tornando o Brasil o segundo país a integrar o CVA em sua estrutura nacional de avaliação e reforçando uma crescente mudança global em direção a uma abordagem mais holística e equitativa da qualidade.
Além da adoção do CVA, o acordo também tem foco significativo na educação e no desenvolvimento profissional da comunidade dos cafés especiais, com a BSCA liderando a expansão do programa "SCA Education" no Brasil, colaborando com a Specialty Coffee Association para oferecer treinamentos e certificação reconhecidos internacionalmente. O objetivo é tornar a educação de alta qualidade mais acessível aos profissionais do café em todo o país – de produtores e provadores a torrefadores e gerentes de qualidade –, ajudando-os a desenvolver habilidades e capacidades necessárias para prosperar em um mercado global dinâmico.
"Este Memorando reflete nosso compromisso de fortalecer a liderança do Brasil em cafés especiais por meio de inovação, educação e conexão global. Ao adotar o sistema de Avaliação do Valor do Café, ou o CVA, como nosso protocolo oficial e trabalhar em estreita colaboração com a SCA, para expandir o treinamento e a educação, estamos criando novas oportunidades a produtores e demais profissionais dos cafés especiais do Brasil, ajudando a moldar um futuro mais inclusivo e transparente ao setor", comenta Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
Como parte do acordo, a SCA fornecerá suporte técnico para garantir uma implementação bem-sucedida do CVA em todo o país, incluindo o treinamento de degustadores e equipes técnicas da BSCA, assistência na coleta e análise de dados e suporte a eventos liderados pela BSCA com conteúdo e promoção internacional. O CVA foi desenvolvido pela SCA para avaliar não apenas o sabor, mas também atributos físicos, afetivos, descritivos e extrínsecos, oferecendo linguagem compartilhada para ajudar produtores e compradores a se conectarem em torno do valor total do café.
“A aprovação do Coffee Value Assessment pelo Brasil é um sinal poderoso para a comunidade cafeeira global”, disse Yannis Apostolopoulos, CEO da Specialty Coffee Association. “Juntamente com a BSCA, estamos lançando as bases para uma indústria cafeeira mais transparente, inclusiva e informada. É assim que tornamos o café melhor para produtores, compradores e apreciadores da bebida em todo o mundo”, completa.
O MoU se baseia em um relacionamento de longa data entre a SCA e a BSCA. Ao alinhar as práticas nacionais a uma estrutura internacional de avaliação e educação, essa parceria garante que os cafés brasileiros continuem a liderar em qualidade e inovação, ao mesmo tempo em que capacita os produtores a prosperar em um mercado global em constante evolução. Para saber mais sobre essa parceria e a implementação do CVA no Brasil, visite www.sca.coffee e www.bsca.com.br.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta