Colômbia prevê alta de 17,5% na safra de café 2024/25
![]()
BOGOTÁ (Reuters) - A produção colombiana de café encerrará o ano cafeeiro de 2024/25 com cerca de 15 milhões de sacas de 60 quilos, apesar das fortes chuvas que atrasaram em seis semanas a colheita atual, que deveria ter começado em abril, disse o principal líder do setor na quinta-feira.
O atual ano cafeeiro começou em outubro de 2024 e vai se encerrar em setembro deste ano. No ciclo cafeeiro de 2023/24, a colheita na Colômbia, o maior fornecedor mundial de arábica lavado, alcançou mais de 12,7 milhões de sacas, o que representaria um aumento anual de 17,5%.
"Definitivamente, vamos chegar a 15 milhões de sacas e, por que não, ultrapassá-las", disse a jornalistas o gerente da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia, Germán Bahamón, afirmando que o país não atingia uma cifra dessa magnitude desde 1992.
Ele admitiu que a intensidade da atual estação chuvosa no país atrasou o início da colheita, que acabou de começar, embora tenha afirmado que a qualidade do café será melhor porque os grãos permanecerão nas árvores por mais tempo.
Bahamón reconheceu que as chuvas terão um impacto sobre a colheita no segundo semestre do ano e possivelmente sobre a produção anual, mas evitou fazer uma previsão.
"Sim, haverá um impacto, ainda não identificamos a magnitude, mas haverá um impacto na colheita do segundo semestre do ano", disse ele.
A produção colombiana de café em 2024 alcançou 13,9 milhões de sacas de 60 quilos, 23% a mais que no ano anterior.
A Colômbia, o terceiro maior produtor mundial de café, depois do Brasil e do Vietnã, tem 840.000 hectares de plantações de café e cerca de 540.000 famílias dependem dessa atividade.
(Por Luis Jaime Acosta)
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)