HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Emater Goiás aposta no café e fortalece o cultivo em Goianésia

Publicado em 02/02/2026 16:27
Em parceria com a Prefeitura de Goianésia, a ação vai beneficiar 14 produtores com 40 mil mudas e assistência técnica contínua

A cafeicultura começa a ganhar novo fôlego em Goianésia com uma ação articulada entre a Emater Goiás e Prefeitura de Goianésia. No dia 30 de janeiro, 14 produtores rurais do município foram beneficiados com a entrega de mudas de café para implantação de lavouras em suas propriedades, totalizando 40 mil mudas distribuídas.

Com coordenação técnica da Emater Goiás, a ação envolve a poder público municipal, responsável pela aquisição das mudas e pela preparação do solo, e os produtores rurais, que assumem os insumos e a mão de obra. Os técnicos da Emater vão realizar o acompanhamento de todas as etapas do processo produtivo, do plantio à colheita, assegurando eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.

De acordo com o gerente de Pesquisa Agropecuária da Emater Goiás, Cleiton Mateus, o projeto também tem caráter estratégico e científico.

“Durante muito tempo, a literatura técnica apontou que Goiás não reunia condições ideais para o cultivo do café. Com essas áreas implantadas, queremos demonstrar, na prática, que o estado tem potencial para a atividade”, afirma.

Segundo ele, a crescente demanda internacional, especialmente de mercados como o asiático, reforça a viabilidade econômica da cultura.

A proposta prevê expansão. Dentro de aproximadamente um ano, os produtores que apresentarem melhor desempenho poderão ser contemplados com uma nova etapa do projeto, que prevê a entrega de mais de 100 mil mudas. Embora a ação tenha início em âmbito municipal, o impacto pode ultrapassar as fronteiras de Goianésia, contribuindo para recolocar Goiás no mapa da cafeicultura nacional.

Entre os beneficiados está o produtor rural Gilmar Xavier, que até então se dedicava exclusivamente à pecuária e agora aposta na diversificação da produção. Ele assumiu o compromisso de investir em insumos e mão de obra para o cultivo de 4 mil mudas de café.

“As expectativas são muito positivas. A ideia é, no próximo ano, dobrar a área plantada e ampliar a produção”, afirma.

Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a ação reafirma o compromisso da Emater Goiás em levar assistência técnica, inovação e conhecimento ao produtor rural.

“Ao difundir a cafeicultura no Cerrado goiano, mostramos que, com manejo adequado e acompanhamento qualificado, é possível diversificar a produção, gerar renda e abrir novas oportunidades para as famílias rurais no estado”, comemora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater GO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário