Café/Cepea: Colheita começa a ganhar ritmo no Brasil
A colheita de café vem ganhando ritmo nas principais regiões produtoras neste início de junho. Até meados de maio, os trabalhos estavam mais lentos, influenciados pelas chuvas frequentes e pelo elevado percentual de cafés ainda em diferentes estágios de maturação nas lavouras. De acordo com pesquisadores do Cepea, o tempo mais seco neste começo de mês, ainda que com temperaturas mais baixas, tem colaborado tanto para a maturação dos grãos quanto para o rendimento da colheita.
Segundo o Cepea, produtores estão apreensivos quanto à peneira do café colhido até o momento, que estaria abaixo da registrada na safra passada, especialmente no Sul de Minas e na Mogiana Paulista. Ainda assim, é cedo para uma avaliação definitiva, dado que pouco volume de café foi beneficiado até agora e que a safra ainda está em estágio inicial.
Nesse contexto, de acordo com o Centro de Pesquisas, produtores também têm se mostrado disponíveis a comercializar os lotes já colhidos, tanto para reforçar o caixa quanto para aproveitar o patamar atual de preços, o que tende a sustentar um bom ritmo de comercialização neste início de temporada.
0 comentário
No clima da colheita: Acumulado de chuvas traz cenário positivo para produtividade da safra brasileira de café 2026
Mais lenta por chuvas, colheita de café no Sul de Minas aproxima-se de 10%, aponta Cepea
Colheita de café avança e mercado monitora qualidade da safra
Colheita do café chega a quase 16% nas áreas da Cooxupé, mas clima pode atrapalhar andamento do manejo
Colheita de café canéfora sustenta ritmo dos trabalhos nos cafezais do país, aponta Safras
Início do período da colheita de café sob chuva deixa setor em atenção e impacta preços internacionais