Exportações de carne bovina têm alta de 23% em janeiro
Publicado em 13/02/2012 05:54
As exportações brasileiras de carne bovina tiveram um aumento de 23% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado. O volume exportado no mês passado, de acordo com a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), foi de 86,1 mil toneladas.
Por conta do maior volume do preço médio da carne maior no período em questão, a renda com as exportações aumentou e chegou a US$ 400,88 milhões. Em janeiro, a tonelada exportada custou, em média, R$ 4655,00, alta de 3,4%.
Apesar desse aumento das vendas externas, o embarque de carne bovina para o Irã, um dos principais mercados brasileiros, registrou um forte declínio. As exportações foram de apenas 2 mil toneladas, apontando um recuo de 85%.
Essa baixa, ainda segundo a associação, se deve ao país estar sofrendo sanções financeiras dos EUA em função de seu programa nuclear, e isso faz com que seja mais difícil para os iranianos adquirirem e pagarem por produtos importados.
Por outro lado, mesmo com um embargo que se estende desde o ano passado, a Rússia segue como principal destino da carne bovina brasileira.
Em janeiro, as importações russas do produto do Brasil totalizaram 16.773 toneladas. Em relação ao mesmo mês de 2011, o aumento nas compras foi de 19,9%.
O segundo maior comprador da carne brasileira é Hong Kong, que no mês passado importou 41,9% a mais do que em janeiro de 2011 e em seguida vem a União Europeia, que, por outro lado, registrou uma baixa de 0,14 nas importações se comparadas com o primeiro mês do ano passado.
Com informações da Reuters.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
China e preços mais baixos de grãos impulsionam perspectivas de exportação de carne bovina e de frango do Brasil
Após 2024 com carne bovina ganhando espaço, 2025 deve ser de retomada da carne de frango e suína
Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE