Participação da Abiec na Gulfood abre oportunidades para a carne brasileira

Publicado em 02/03/2018 15:10
Ação contou com a participação de 21 empresas associadas e teve objetivo de promover e ampliar presença da carne brasileira no mercado árabe

Com a expectativa de ampliar ainda mais a presença da carne brasileira no mercado árabe, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), finalizou sua participação na 23º edição da Gulfood, uma das principais feiras de alimentos e bebidas do mundo, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes, encerrada no último dia 22 de fevereiro. A expectativa é de que as conversas iniciadas no evento possam gerar negócios nos próximos 12 meses na ordem de US$ 230 milhões.

Parceira da Abiec no projeto Brazilian Beef, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi responsável pelo estande brasileiro, que contou com a presença de 21 empresas associadas: Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frigol, Frigosul, Frigotil, Frisa, Frivasa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Marfrig, Masterboi, Mataboi, Minerva, Mondelli, Naturafrig, Oderich, Plena, Supremo e Xinguara. Durante os cinco dias de feira, foram servidos cerca de 400 quilos de carne brasileira para mais de 300 visitantes por dia, entre eles representantes do governo brasileiro, como o embaixador nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja e o Adido Agrícola, Marcel Moreira.

Na avaliação do presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, o resultado da participação brasileira foi positivo. “O Brasil teve uma presença muito proveitosa durante a feira, com a oportunidade de estreitar relações com esse mercado tão importante”. Em 2017 as exportações brasileiras para os países árabes somaram pouco mais de 405 mil toneladas, o que respondeu por 26% do total embarcado pelo país. Já em faturamento, as vendas cresceram 16,13% e fecharam em torno de US$ 1,6 bilhão, o que representou 25% do faturamento total das exportações brasileiras no ano.

Outro ponto positivo da presença brasileira em Dubai foi a participação na terceira edição do Global Halal Industry, evento realizado pela Emirates Authority For Standardization and Metrology, ESMA, maior autoridade Halal dos Emirados Árabes. A Abiec foi a única representante do setor produtivo da carne bovina da América do Sul que esteve presente ao encontro, que discutiu pontos técnicos para a implantação das exigências religiosas preconizadas pelo Islamismo. A ESMA realiza a acreditação e validação para todos os produtos com selo de certificação Halal, destinados ao mercado dos Emirados Árabes. “A participação do Brasil serviu para ressaltar a importância desse mercado e a nossa preocupação em atender todas as exigências dos países islâmicos”, ressaltou Camardelli.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABIEC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário