Inflação das carnes de 2019 teve participação mínima da carne de frango

Publicado em 15/01/2020 08:53

O fato de a inflação (IPCA) de dezembro de 2019 ter ficado em 1,15%, fazendo com que a meta oficial para o ano (4,25%) fosse superada, tem sido atribuído, em grande parte, às carnes. Mas, nesse processo, a carne de frango teve participação mínima, como comprova a tabela abaixo, elaborada a partir dos dados do IBGE.

Na tabela, foi tomada como referência para a carne bovina o acém, corte que tem sido usado como base para as comparações de preço com a carne de frango. Já para a carne suína não há indicações de cortes, o IBGE apontando apenas o comportamento genérico da “carne de porco”.

Na média geral, o acém registrou uma evolução de preço 24 pontos percentuais acima da registrada pela carne de frango. A carne suína, por sua vez, 15 pontos percentuais acima.

Notar, porém, que em duas capitais – Fortaleza e Vitória – a carne de frango registrou evolução de preço superior à da carne suína. Mas foram as únicas exceções entre as 10 capitais pesquisadas pelo IBGE.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário