Paim pede atenção para trabalhadores de frigoríficos durante a pandemia

Publicado em 29/05/2020 10:00

O senador Paulo Paim (PT-RS) alertou nesta quinta-feira (28) sobre a precária situação dos frigoríficos brasileiros durante a pandemia do novo coronavíris. Em pronunciamento virtual, Paim citou alerta da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA) e ressaltou que esses trabalhadores não podem ficar invisíveis. 

Segundo o senador, das 50 cidades com maior índice de pessoas infectadas pelo vírus, 26 possuem frigoríficos em funcionamento. Só no Rio Grande do Sul, essas empresas empregam 50 mil trabalhadores. A pandemia está expondo problemas que os trabalhadores já vinham enfrentando, com as condições precárias de produção, disse Paim, ao alertar que também os pequenos criadores precisam de atenção.     

"Se fecharmos os pequenos frigoríficos, poderá haver desabastecimento no Brasil, e vai gerar muito desemprego, fome e até convulsão.  Os preços podem explodir. A pandemia atinge a todos. Por isso, a importância de medidas de segurança e higiene", disse.

O Senador citou dados da Vigilância Epidemiológica de Lajeado (RS) que apontam 501 casos de covid-19 nos frigoríficos do município. Para preservar a vida dos trabalhadores, as entidades sindicais propuseram medidas como uso de equipamentos de proteção individual, redução da jornada e escalonamento do trabalho em três turnos para diminuir a aglomeração.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário