Covid-19: MPT do Rio Grande do Sul pede à Justiça suspensão temporária das atividades da JBS em Caxias do Sul

Publicado em 03/06/2020 12:43 e atualizado em 03/06/2020 17:23
Órgão havia oferecido à empresa a possibilidade de assinar um Termo de Ajuste de Conduta na segunda-feira, mas oferta foi recusada pela JBS

LOGO nalogo

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP) solicitando a interdição temporária da unidade de Caxias do Sul da JBS. De acordo com informações preliminares da produradora e gestora do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos, Priscila Dibi Schvarcz, na segunda-feira (1) o MPT-RS propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) à empresa, que não demonstrou interesse em assinar o acordo.

Segundo o MPT, a empresa teve 24 horas, a contar do momento da proposta do TAC na segunda-feira (1) para emitir uma resposta, e informou ao órgão que não era de interesse assinar o documento. 

De acordo com o órgão, foi confirmado na noite de sexta-feira (29) pela Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul que 21 dos 1.700 trabalhadores da unidade confirmaram positivo para a doença e 2 estão hospitalizados.

A JBS foi procurada para emitir um posicionamento sobre o caso, mas ainda não retornou o contato. 

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, a médica infectologista e diretora das Vigilâncias em Saúde, Andréa Dal Bó, juntamente com a equipe do Cerest/Serra estiveram, na tarde desta terça-feira (2), no frigorífico, que registra o primeiro surto da Covid-19 em local fechado do Município, para conferir a situação in loco. 

Com auxílio da médica do trabalho da empresa e da equipe de recursos humanos, a SMS iniciou a conferência de todos os prontuários médicos para verificar as tratativas que eram dadas em cada caso. Esse trabalho visa encontrar possíveis falhas e também serve para traçar o plano da testagem em massa que será realizada em todos os funcionários.

A equipe da SMS também conferiu algumas das melhorias que a empresa implantou na tentativa de conter o surto.

O QUE DIZ A JBS A JBS não comenta sobre processos judiciais em andamento. A Companhia reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores e ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Caxias Sul (RS) e em todas as suas plantas no Brasil, conforme as orientações dos órgãos de saúde e do Hospital Albert Einstein, além de especialistas médicos contratados pela Companhia para apoiar na implantação rigorosa de medidas para a proteção de seus colaboradores. Entre as ações adotadas pela Companhia, estão: - afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco como maiores de 60 anos, gestantes e todos os que tiveram recomendação médica; - ampliação da frota de transporte; - desinfecção diária das unidades; - medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas; - vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores; - ações de distanciamento social; - forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras. Todas as medidas adotadas pela JBS estão a de acordo com os mais altos padrões. Saiba mais sobre as medidas de saúde e segurança adotadas pela JBS: https://jbs.com.br/comunicacao/covid-19-principais-medidas-de-protecao/
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário