Covid-19: Prefeitura de Rio Verde (GO) interdita temporariamente unidade da BRF até 21/06

Publicado em 10/06/2020 09:47 e atualizado em 10/06/2020 15:21
A empresa fez teste em massa para detectar a doença entre os funcionários, e das amostras testadas, segundo o prefeito, quase 60% deram positivo

LOGO nalogo

O prefeito de Rio Verde, em Goiás, Paulo Faria do Vale, decretou nesta terça-feira (9) a suspensão temporária das atividades da unidade da BRF no Município, devido a contaminações entre funcionários pelo coronavírus. Em entrevista coletiva à imprensa, realizada no mesmo dia, ele destacou que a empresa fez exames em massa em seus 8,5 mil colaboradores. Segundo Paulo do Vale, tanto os trabalhadores, quanto seus familiares entraram em quarentena.

No decreto, Vale cita a orientação do Centro de Operações em saúde para a determinação do fechamento temporário, explicando que, até a publicação do documento, de um total de 29% das amostras testadas, 58,63% apresentaram resultado positivo para a Covid-19, Pelas contas, os a porcentagem de casos positivos pela quantidade de amostras testadas representaria em torno de 1445 trabalhadores com a doença. 

A suspensão temporária da planta vai até dia 21 de junho, prazo que poderá ser prorrogado por decisão de autoridades de saúde e sanitárias, caso seja necessário.

Caso haja desobediência da medida, a multa prevista é de R$ 100 mil, e se a empresa reincidir, o valor será aumentado para R$ 300 mil. 

O QUE DIZ A BRF

"A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, informa que iniciará a partir de hoje, dia 10 de junho, testagem adicional por amostragem dos colaboradores de sua unidade produtiva de Rio Verde - GO, seguindo protocolo que já vem sendo implementado em todas as unidades da Companhia. O objetivo é obter informações precisas e com rapidez para garantir o bem-estar dos colaboradores e maior controle na identificação da Covid-19.

O início da nova etapa de testagem ocorre em complemento ao processo coordenado e orientado pela Vigilância Epidemiológica e Prefeitura de Rio Verde por meio da Secretaria de Saúde que envolveu a testagem de cerca de 8,6 mil colaboradores e terceiros entre os dias 05 e 07 de junho. Com previsão inicial de entrega de resultados para 08 de junho e 32% das análises concluídas até o momento, em decisão conjunta com a Secretaria de Saúde do município, a Companhia encaminhará a partir de hoje as análises pendentes de resultados para outros  laboratórios de maior capacidade de processamento, ampliando a quantidade de parceiros nesta frente, a fim de receber de forma conclusiva e completa todos os resultados das coletas realizadas.

Com objetivo de trazer maior confiabilidade ao processo, a Companhia solicitou também a realização de contraprova, por amostragem, em outros laboratórios para os resultados apresentados até o momento.

O protocolo de testes adotado pela Companhia foi desenvolvido por especialistas na área de saúde, como o médico infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo, Esper Kallas, o Hospital Israelita Albert Einstein, referência no Brasil no estudo e no tratamento dos casos de Covid-19, e a consultoria internacional especializada em gestão de risco Mckinsey. Este protocolo já foi aplicado de forma efetiva em cerca de 20 mil funcionários da BRF.

A BRF mantém suspensas as atividades de sua unidade produtiva em Rio Verde – GO desde a última sexta-feira, uma decisão tomada de forma proativa e preventiva, visando assegurar a saúde, a integridade e a segurança de todos as pessoas envolvidas na cadeia produtiva da empresa. Todos os colaboradores estão afastados, sem prejuízo financeiro, e devidamente orientados a permanecerem em casa até que as análises dos testes sejam concluídas.

Estas e outras medidas tomadas reforçam a prioridade e o compromisso da empresa com todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva. A Companhia segue acompanhando a evolução da doença no Brasil e mantendo amplo diálogo com os mais diversos níveis de autoridades e entidades dos municípios onde estamos presentes. A empresa não medirá esforços para garantir a efetividade de suas ações, implementando novas medidas sempre que necessário e em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário