Pesquisa em Lajeado (RS) aponta que a prevalência da Covid-19 em trabalhadores de frigoríficos é 270% maior

Publicado em 16/06/2020 10:54
Segundo professor da universidade que coordena a pesquisa, o dado mostra que estes trabalhadores têm três vezes mais chances de se contaminar com o coronavírus do que outras pessoas

LOGO nalogo

A primeira fase da pesquisa "Testa Lajeado", realizada pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, no Rio Grande do Sul, mostrou que a probabilidade de prevalência da doença entre trabalhadores de frigoríficos é 207% maior que para demais trabalhadores.

De acordo com o Coordenador Científico da Pesquisa, Professor Rafael Picon, "o grupo não ficou surpreso com esse resultado, porque já é conhecido os surtos de coronavírus nos frigoríficos, principalemnte em Lajeado". 

Ele explica que a primeira fase apontou que a probabilidade de um funcionário de frigorífico ser contaminado com o vírus é três vezes maior do que outra pessoa que não trabalhe neste tipo de local.

"Vale ressaltar que o resultado aponta para um maior risco a estes trabalhadores para se infectar com o vírus, e não que a doença possa evoluir para quadros mais graves", disse.  

A primeira fase do estudo, realizada entre 30 de maio a 4 de junho analisou amostras de 1450 pacientes de Lajeado, sendo 952 mulheres e 498 homens. Entre o total dos participantes, 61 eram trabalhadores de frigoríficos, e entre eles, 7 foram positivos. 

Segundo o professor Picon, todos os casos de trabalhadores de frigoríficos que detectamos como positivo, nenhum deles era ativo, o que significa que as pessoas já haviam sido curadas. 

"O nosso estudo não tem condições de responder porque há esse índice de prevalência em trabalhadores de frigoríficos, a gente só conhece o fenômeno, e para descobrir isso, dependeria de estudos dentro dos frigoríficos", disse. 

Ele afirma que estes surtos têm acontecido em plantas frigoríficas em vários países. "Os porquês, ninguém sabe, mas é possível que seja em função do frio, do enclausuramento, da aglomeração, mas isso são especulações. São plausíveis, mas ninguém de fato mediu ou testou estas hipóteses". 

Atualmente, o grupo de pesquisa está no meio da segunda fase, que começou no último sábado (13) e deve seguir até quarta-feira (17). A segunda fase deve contar com cerca de 1100 participantes, podendo, ou não, conter pessoas integrantes do grupo anterior, e a terceira rodada deve contar com o mesmo número de pessoas.

Para a professora Doutora Simone Stülp, coordenadora administrativa da pesquisa e Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, a pesquisa dará uma mapeamento completo do comportamento da pandemia. “É um projeto que visa, para além de conhecer o retrato da cidade em termos de contaminação, poder oferecer ao poder público subsídios para tomada de decisões e estratégias públicas de enfrentamento à doença. Essa pesquisa epidemiológica, também, é uma oportunidade ímpar de sermos uma referência extremamente positiva do ponto de vista de gerar conhecimento”, analisa Simone. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário