MPT, MPPR e MPF solicitam à Secretaria de Saúde do PR o retorno de resolução com medidas de prevenção à Covid-19 em frigoríficos

Publicado em 27/07/2020 09:45

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em conjunto com o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) e o Ministério Público Federal no Paraná, solicitou ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, por meio de ofício, nesta quarta-feira (22/07), o restabelecimento da Resolução nº 855/2020 da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), que determinava medidas de segurança a serem adotadas pelos frigoríficos instalados no estado e que foi revogada no dia 16 de julho. A solicitação, feita em caráter de urgência, visa evitar a continuidade do aumento do número de casos de Covid-19 no Paraná, que já chega a 54.000, sendo mais de 3.200 somente entre trabalhadores da atividade frigorífica.

No ofício, os representantes das instituições ressaltam a importância das medidas estabelecidas pela Resolução 855/2020 em razão das características específicas dos ambientes de trabalho nos frigoríficos, os quais são extremamente propícios à disseminação do vírus causador da Covid-19. A alta concentração de trabalhadores, a baixa taxa de renovação do ar, as baixas temperaturas e a alta umidade, entre outros fatores, são reconhecidos pelos especialistas como potencializadores da disseminação da doença.

A Resolução nº 855/2020 vigorou por apenas duas semanas e foi revogada sem qualquer motivação, contrariando a legislação em vigor que exige que os atos administrativos sejam devidamente motivados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MPT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário