Desempenho exportador das carnes em outubro de 2020
O balanço das exportações das carnes bovina, de frango e suína em outubro de 2020 mostra que apenas a carne suína obteve resultados positivos no mês – não apenas no volume, mas também no preço médio e, por decorrência, também na receita cambial.
Mas – convém alertar – os valores relativos a volume e receita cambial das três carnes não correspondem, necessariamente, ao total do mês. Porque os dados divulgados referem-se a apenas 20 dias úteis de outubro quando, na realidade, o mês teve 21 dias úteis.
A possível explicação para essa diferença está na data em que se comemora o Dia do Servidor Público – tradicionalmente, 28 de outubro, ocasião em que as repartições públicas não têm expediente.
Pois em 2020 o ponto facultativo foi transferido para o dia 30 de outubro, véspera do feriadão. Com isso, os embarques efetivados na data, último dia útil do mês, não foram contabilizados.
0 comentário
MT lidera exportações de carne bovina e responde por 23% das vendas do Brasil ao exterior
Brazilian Beef chega à Gulfood 2026 com 31 empresas associadas
ABRAFRIGO: Com US$ 18,365 bilhões de receita em 2025, Brasil transforma carne bovina em ativo estratégico e bate recorde histórico de exportações
Selo inédito vai impulsionar o mercado de carnes premium no Brasil
Abiec vê exportações de carne bovina estáveis em 2026, apesar de medidas da China
Tempo Recorde: Brasil atinge cota de exportação de carne bovina aos EUA em 6 dias