Desempenho exportador das carnes nos 10 primeiros dias úteis de fevereiro
Os dados semanais da SECEX/ME relativos às exportações de carnes – agora abrangendo os 10 primeiros dias úteis de fevereiro – indicam que apenas a carne suína registra volume superior ao de um ano atrás. Ou seja: as carnes de frango e bovina seguem em retração, recaindo sobre esta última o maior índice de recuo.
Analisadas sob a perspectiva do volume médio diário, as exportações de carne de frango são, por ora, 6,7% menores que as de fevereiro do ano passado, índice que corresponde a cerca de 1.219 toneladas a menos, diariamente. Já o recuo nos embarques de carne bovina é de 1.645 toneladas, volume que implica em uma redução anual próxima de 27%.
Nesse contexto, pois, aumentaram somente os embarques de carne suína. Mas o volume adicional, de 170 toneladas, representa aumento de apenas 5,28%, índice insuficiente para reverter a redução observada no conjunto. De cerca de 10%, a queda até aqui registrada implica em 2,7 mil toneladas diárias a menos no volume total embarcado.
Em contrapartida, apenas a carne bovina continua registrando preço médio maior que o de um ano atrás, pois o preço da carne de frango recuou 6,6% e o da carne suína 4,16%. Mas como o incremento no preço da carne bovina foi de apenas 2,81%, sua receita cambial – mantido o desempenho atual no restante do mês – pode retroceder cerca de 25% em relação a fevereiro de 2020.
Neste caso, a receita cambial da carne de frango sofreria recuo anual próximo de 13%, enquanto a da carne suína permaneceria em relativa estabilidade, com aumento inferior a 1%.
Leia Mais:
+ Embarques de carne suína até a 2ª semana do mês dão sinais de otimismo, diz analista
0 comentário
Goiás aumenta abate de bovinos, suínos e frangos
Marfrig e BRF unem suas principais marcas e terão foco inicial em hambúrgueres
Brasil avança em negociações de proteínas para o México
Rio Grande do Sul: Mais de 100 dias após as enchentes, pecuária gaúcha sofre desde escassez de recursos para reconstrução até dificuldades com pastagens
Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Abates de bovinos, suínos e frangos crescem frente ao mesmo período do ano anterior, aponta IBGE