FIAGRO fortalecerá as cadeias produtivas agroindustriais, destaca Acav/Sindicarne

Publicado em 08/03/2021 11:48

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE) avaliaram como positiva e promissora a criação dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO).

O projeto (PL 5191/2020) que institui o novo Fundo foi aprovado nesta semana no Senado Federal. Os senadores não fizeram modificações na proposta, mantendo o texto original que já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados. O projeto seguiu, agora, para sanção do presidente da República.

O diretor executivo da ACAV e do SINDICARNE, Jorge Luiz de Lima, destacou que o novo Fundo é de extrema importância, pois pode fazer com que produtores, nas diversas cadeias produtivas, inclusive de aves e suínos, possam tomar financiamento direto com investidores, sem a burocracia governamental.

Lima observou que “esta é uma nova frente de tomada de crédito que independe de recursos públicos ou de intervenção bancária como já existe em outros países”.

O Fundo visa dinamizar e baratear o processo de tomada de crédito e fazer com que o investidor, que não conhece necessariamente do negócio, possa fomentar a atividade sem a necessária intervenção in loco, obtendo os resultados da parceria a que se dispuser.

Para as entidades da agroindústria catarinense, a expectativa é boa pela capacidade potencial de aumento de investimentos privados no setor de proteína animal. Um dos objetivos é aproximar o mercado de capitais do universo do agronegócio. Com o fundo de investimento, os pequenos investidores do mercado de capitais também poderão participar.

O FIAGRO permitirá a criação de condomínio de investidores voltados para o agro à medida que esses fundos forem se constituindo e conectando oportunidades para produtores e industriais, geralmente com dificuldade de acesso ao crédito. Os fundos estarão abertos ao capital estrangeiro

Leia Mais:

+ Novo Fiagro pode reduzir pela metade os juros praticados nos financiamentos do Agro, inclusive com recursos estrangeiros

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MB Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário