Justiça em RO manda JBS pagar R$20 mi em indenização relacionada a surto de coronavírus

Publicado em 19/03/2021 16:00

LOGO REUTERS

A Justiça do Trabalho de Ji-Paraná (RO) mandou a JBS pagar 20 milhões de reais em indenização por danos morais coletivos após um surto de Covid-19 em uma unidade de bovinos da empresa, de acordo com uma cópia do decisão vista pela Reuters nesta sexta-feira.

A decisão está relacionada à contaminação dos trabalhadores em São Miguel do Guaporé (RO), município em que a JBS é a maior empregadora. É a primeira sentença ordenando o pagamento de danos desde que o Ministério Público do Trabalho começou a propor ações civis públicas contra o empresa no ano passado, de acordo com a procuradora Priscila Schvarcz.

A JBS respondia a pelo menos 18 ações em varas trabalhistas no ano passado, à medida que o MPT buscava forçar o maior frigorífico do mundo a implementar proteções mais rígidas aos trabalhadores em várias de suas unidades pelo país.

A fábrica da JBS em São Miguel do Guaporé foi a principal fonte de contaminação e disseminação do vírus naquela cidade, disse um juiz local ao ordenar o fechamento da fábrica em maio passado.

Em decisão datada de 14 de março, o Juiz do Trabalho Edilson Cortez condenou a JBS a pagar indenização por danos de 20 milhões de reais, além de um valor estipulado em 20 mil reais para cobrir "honorários periciais" relacionados ao processo. A decisão também envolve uma série de obrigações, como ajudar a testar funcionários com sintomas de Covid-19 e impor uma distância de 1,8 metros entre eles na linha de produção.

A JBS se recusou a dizer se iria apelar da decisão, afirmando que não comenta sobre ações em andamento e acrescentando que seu objetivo "é garantir a saúde e segurança de seus colaboradores em todas as suas 135 unidades produtivas no Brasil".

A procuradora do trabalho Helena Romera disse que, nesse tipo de ação, os danos pagos são revertidos para a comunidade. Nesse caso, os recursos poderiam ser usados para comprar equipamentos de saúde em meio ao combate à pandemia. Mas a JBS ainda pode recorrer, observou ela.

Surtos de coronavírus atingiram pelo menos 23 instalações da JBS em sete Estados brasileiros no ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário