Alta no mercado internacional, faz preços das carnes se distanciarem ainda mais de suas matérias-primas

Publicado em 09/04/2021 08:34

Sem tendências de reversão no curto prazo, o Índice FAO de Preços dos Alimentos (FFPI, na sigla em inglês) completou em março 10 meses consecutivos em alta. Atingiu a marca dos 118,5 pontos, resultado que correspondeu a incrementos de 2,07% em um mês, de 9,25% no ano (ou seja, apenas nos três primeiros meses de 2021) e de 24,6% em 12 meses.

De acordo com a FAO, a alta do FFPI no mês foi impulsionada por ganhos dos óleos vegetais, carnes e produtos lácteos, situação não acompanhada pelo açúcar e cereais, cujos preços retrocederam.

Porém, como indica o gráfico abaixo, essa foi a primeira vez desde meados do ano passado em que o preço dos cereais sofre ligeira baixa.

Note-se, a propósito, que há um ano, em março de 2020, carnes e cereais registraram, aproximadamente, a mesma paridade de preços “100” do triênio 2014/2016.

No entanto, de lá para cá, frente a uma alta de mais de 25% dos cereais (aí inclusos milho e soja), o preço das carnes refluiu e (embora em ligeira recuperação nos últimos meses) fechou março de 2021 com um valor cerca de meio por cento inferior ao de um ano atrás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário