Importações de carne da China em março ultrapassam 1 milhão de toneladas

Publicado em 13/04/2021 07:43

LOGO REUTERS

A China importou 1,02 milhão de toneladas de carne em março, dados alfandegários mostraram na terça-feira, o maior volume mensal desde pelo menos janeiro de 2020, já que o maior comprador mundial de carne continuou a estocar para preencher a escassez doméstica.

As importações aumentaram 11,4%, ante 919 mil toneladas em março de 2020, mostraram os dados, mesmo depois que os preços locais da carne suína caíram acentuadamente desde o início do ano. A Administração Geral das Alfândegas da China começou a publicar dados para as importações combinadas de carne no ano passado.

Isso ocorre no momento em que a produção chinesa de carne suína, sua carne básica, continua a ser afetada pela doença mortal do porco, a peste suína africana, que atingiu o país em 2018.

O grande volume é provavelmente um recorde, de acordo com Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank, e reflete a expectativa do mercado de uma escassez substancial de carne após novos surtos de peste suína durante o inverno.

“As pessoas também pensaram que a pandemia havia acabado, mas não foi”, disse ela, observando que a demanda não foi tão forte quanto o esperado.

O sentimento do mercado mudou desde o final de março, disse Pan.

Uma onda severa de infecções no primeiro trimestre eliminou pelo menos 20% do rebanho reprodutor no norte da China, disseram fontes da indústria e analistas à Reuters, fazendo com que alguns produtores entrassem em pânico e matassem porcos menores.

Os preços domésticos da carne suína PORK-CN-TOT-D despencaram mais de 40% desde o início do ano em meio à liquidação de estoques e fraca demanda.

As importações devem permanecer altas, no entanto, com a maioria das pessoas prevendo uma contínua escassez de oferta, acrescentou Pan.

As importações nos primeiros três meses de 2021 chegaram a 2,63 milhões de toneladas, um aumento de 20,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mostram também os dados.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário