Exportações de carne de MT retomam ritmo em março, aponta IMAC

Publicado em 13/04/2021 19:00
Vendas ao exterior aumentaram 37,7% em março, impulsionadas pela demanda maior vinda da China e do Oriente Médio

As exportações mato-grossenses de carne bovina em março de 2021 aumentaram 37,7% em relação a fevereiro, dando indícios de retomada do mercado após incertezas econômicas causadas pela segunda onda da Covid-19. Foram vendidas ao mercado exterior 40,47 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC), ampliando em 7,77% o desempenho de março de 2020.

“É o melhor desempenho no ano até aqui, impulsionado principalmente pelas compras da China e Hong Kong e do Oriente Médio, que foram os blocos que mais importaram carne mato-grossense em março”, informa Bruno de Jesus Andrade, Diretor de Operações do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, elaborados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

China e Hong Kong seguem na liderança de compras da carne mato-grossense, respondendo por 64% das exportações nos últimos três meses. Em seguida, vem o Oriente Médio, com 12,74% dos embarques. Somente em março, foram enviados aos dois destinos 25,51 mil TEC e 5,58 mil TEC, respectivamente.

Com o desempenho de março, Mato Grosso ampliou em 9,76% o volume de carne bovina comercializado para China e Oriente Médio na comparação com o primeiro trimestre de 2020.

Na análise total de destinos, no entanto, as vendas estaduais, que somaram 101,91 mil TEC, ficam 2,35% abaixo da quantidade exportada de janeiro a março de 2020.

Brasil

As exportações de carne bovina in natura e processada do Brasil aumentaram 8% em março na comparação com igual mês de 2020, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), também com base na Secex. Já em relação a fevereiro, o incremento das vendas ao exterior foi de 28%. No acumulado do ano, o Brasil exportou 411,02 mil TEC até março, contra 413,93 mil TEC no mesmo período de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
IMAC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário