Produtores argentinos ameaçam mais protestos contra veto a exportações de carne

Publicado em 31/05/2021 08:59

LOGO REUTERS

Por Jorge Otaola

BUENOS AIRES (Reuters) - Produtores rurais da Argentina ameaçaram ampliar medidas de protesto se o governo não recuar em um veto a exportações de carne, adotado no país como ação emergencial para aumentar a oferta doméstica em meio a um salto na inflação.

Produtores no país da América do Sul pararam negociações domésticas de gado para protestar contra a medida do governo. A Argentina é uma importante exportadora de grãos, incluindo soja, milho e trigo, e uma das principais exportadoras de carne bovina do mundo.

"Se não tivermos respostas (do governo), os produtores pedirão medidas mais profundas, com participação de todo o setor agrícola", disse o presidente das Confederações Rurais Argentinas, Jorge Chemes, em entrevista à Rádio Milenium no sábado.

O governo do presidente de centro-esquerda Alberto Fernandéz vetou exportações de carne neste mês, por período de 30 dias, visando conter os preços domésticos dos alimentos em meio a uma longa crise econômica no país que foi aprofundada pela pandemia de Covid-19.

O movimento gerou uma disputa entre o governo e o poderoso setor agrícola do país, que domina exportações que são chave para que o país obtenha moeda estrangeira.

Chemes disse que os produtores prorrogaram a suspensão das negociações de gado até a próxima quarta-feira, uma vez que não receberam respostas do governo.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • morony martins oliveira uberlandia - MG

    Centro-esquerda tomando medidas socialistas como essa, não quero nem saber o que é extrema-esquerda para esses jornalistas.

    6