Argentina amplia limites de exportação de carne bovina em meio a altas "acentuadas" de preços

Publicado em 31/08/2021 14:14

Logotipo Reuters

Por Nicolás Misculin

BUENOS AIRES, 31 de agosto (Reuters) - O governo da Argentina estendeu as restrições à exportação de carne bovina nesta terça-feira (31) até o final de outubro, buscando reforçar o abastecimento doméstico para ajudar a conter o aumento dos preços locais dos alimentos, de acordo com um decreto publicado no Diário Oficial.

A mudança ocorre meses antes das principais eleições de meio de mandato, com o presidente de centro-esquerda Alberto Fernandez ansioso para evitar um aumento acentuado no custo da carne bovina em um país onde as famílias se reúnem regularmente para cozinhar carne em churrascos.

Os preços crescentes ao consumidor podem prejudicar as chances de seu partido, pois os eleitores já enfrentam o impacto da pandemia da Covid-19.

Em junho, o governo limitou as exportações de alguns cortes específicos de carne bovina até o final do ano e estabeleceu um teto para os embarques de carne bovina em 50% do nível do ano anterior até o final de agosto. O último limite agora foi estendido por dois meses.

“No curto prazo, a ferramenta de limitar as vendas ao exterior é fundamental para garantir o acesso da Argentina à carne bovina diante do forte aumento dos preços ao consumidor”, afirmou o governo no decreto.

A medida gerou tensões entre o governo e o poderoso setor agrícola. A Argentina é o quinto maior exportador de carne bovina do mundo e um dos principais fornecedores da China. É também o maior exportador global de soja processada e um grande produtor de trigo e milho.

O país sul-americano sofre com a alta inflação há anos, com a taxa anual agora acima de 50%. Ele apenas começou a emergir este ano de uma recessão desde 2018.

O chefe da câmara da indústria de carnes CICCRA da Argentina, Miguel Schiariti, disse à Reuters que o setor perdeu cerca de US $ 100 milhões em exportações apenas no mês passado devido às restrições e disse que as medidas podem até mesmo elevar os preços adversamente.

Outra fonte da indústria disse que as restrições estão transferindo o ímpeto para outros produtores globais de carne bovina.

“É uma pena que o governo não entenda os prejuízos da extensão do teto, já que o setor perdeu milhões de dólares com as restrições até agora e é uma forma de continuar dando mercado para outros países”, disse.

(Reportagem de Nicolas Misculin; Edição de Adam Jourdan e Alistair Bell)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário