Boi, suíno e frango vivos em setembro e nos nove primeiros meses de 2021

Publicado em 29/09/2021 08:05

Levando em conta que a inflação de setembro, medida pelo IPCA-15, ficou em 1,14%, constata-se que apenas o suíno e o farelo de soja superaram essa marca, ainda assim por diferença mínima. Ou seja: o frango vivo permaneceu com a mesma cotação de agosto, enquanto o boi (afetado pelos casos atípicos de doença da vaca louca) está vendo seu preço recuar perto de 3,5%.

Porém, o recuo mais significativo do mês – queda de quase 7% - fica com o milho. O que, para a produção animal ainda não tem maior significado, visto que, na média dos nove primeiros meses de 2021 ou mesmo em relação aos preços de um ano atrás, a principal matéria-prima do setor continua liderando as altas registradas.

Assim, em comparação aos valores registrados em setembro de 2020 quem mais se aproxima do milho é o frango, cuja cotação se encontra a apenas 4,61 pontos percentuais do grão. Para o boi, a distância é maior, de 28,4 pontos percentuais. Mas a pior situação permanece com o suíno, com 63,1 pontos percentuais abaixo do milho.

De toda forma, o ganho anual do frango se dilui ao tomar-se como base de comparação o preço médio dos três primeiros trimestres de 2020 e 2021. Porque seu preço, embora empatando com o do farelo de soja, fica mais de 20 pontos percentuais abaixo da evolução registrada pelo milho.

E como os preços do boi registram evolução muito próxima da obtida pelo frango, quem mais perde, novamente, é o suíno, já que seu preço, perto de 22% superior ao de idêntico período de 2020, permanece a mais de 50 pontos percentuais de distância da valorização obtida pelo milho.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário