China e Filipinas suspendem importação de carne do Canadá após caso de 'vaca louca'

Publicado em 10/01/2022 16:35

Logotipo Reuters

Por Rod Nickel

WINNIPEG, Manitoba, 10 Jan (Reuters) - A China e as Filipinas suspenderam as importações de carne bovina canadense devido à detecção no Canadá em dezembro de uma vaca infectada com encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como "mal da vaca louca", disse um porta-voz do departamento de agricultura do Canadá nesta segunda-feira.

As medidas seguem uma suspensão de importação pela Coreia do Sul no mês passado, depois que o Canadá relatou seu primeiro caso de EEB em seis anos. 
A China é o maior importador mundial de carne bovina e o terceiro maior mercado de exportação do Canadá, segundo a Canadian Cattlemen's Association (CCA). 

O país asiático tomou medidas semelhantes contra o Brasil depois da confirmação de casos de EEB, antes de retornar com as importações em dezembro, após uma interrupção de três meses.A EEB é uma doença fatal do sistema nervoso em bovinos.

O Canadá, o oitavo maior exportador de carne bovina e de vitela, relatou o caso de EEB em dezembro em uma vaca de 8 anos e meio na província de Alberta.O caso mais recente do Canadá é atípico - o que significa que é uma forma de EEB que pode ocorrer naturalmente em gado mais velho - ao contrário da EEB clássica, causada pela alimentação de ração contaminada pelo animal.

Os três países que suspenderam as importações canadenses estão buscando mais informações sobre o caso, disse Dennis Laycraft, vice-presidente executivo da CCA.A interrupção não teve nenhum impacto perceptível nos preços canadenses, acrescentou ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário