Câmara dos EUA pede informações de empresas de carnes sobre preços crescentes

Publicado em 25/01/2022 17:49

Logotipo Reuters

Por Kanishka Singh

(Reuters) – O presidente do subcomitê de política econômica e de consumo da Câmara dos Deputados dos EUA enviou uma carta nesta terça-feira às principais empresas de produtoras de carne dos EUA, em busca de informações sobre o aumento dos preços e lucros.

O grupo de empresas inclui Tyson Foods, JBS Foods e National Beef and Seaboard.

Raja Krishnamoorthi, presidente do subcomitê, pediu informações sobre aumentos de preços de produtos de carne bovina, suína e de frango, disse o subcomitê nesta terça-feira.

“Embora algumas empresas possam alegar que os altos preços que alimentam esses lucros descomunais são explicados por custos mais altos de insumos, os dados de lucros contam uma história diferente”, disse Krishnamoorthi nesta terça-feira.

“Estou profundamente preocupado que os conglomerados de processamento de carne possam ter se engajado em práticas comerciais predatórias, em detrimento dos consumidores, durante a pandemia”, acrescentou.

Krishnamoorthi pediu informações e documentos de cada uma das empresas até 8 de fevereiro, com explicações sobre a decisão de aumentar os preços de seus produtos apesar do aumento dos lucros. Ele também pediu que as empresas expliquem o que planejam fazer para baixar os preços no próximo ano.

Ele disse que as margens de lucro líquido das quatro maiores empresas frigoríficas dispararam mais de 300% desde o início do surto de coronavírus e acusou as empresas de aumentar seus lucros “às custas das famílias americanas”.

Assessores econômicos da Casa Branca disseram no mês passado que as maiores empresas de carnes, usando seu poder de mercado no altamente consolidado mercado dos EUA para aumentar os preços da carne, triplicaram suas próprias margens de lucro líquido desde o início da pandemia de Covid-19.

A Casa Branca, pressionada pelos republicanos pelo aumento da inflação, está lutando para combater o aumento dos preços eliminando os bloqueios da cadeia de suprimentos e enfrentando o que considera práticas não competitivas das grandes empresas, que estão reportando grandes ganhos enquanto os consumidores sofrem.

(Reportagem de Kanishka Singh em Bangalore)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário