Preços altos da carne impulsionam lucros da Tyson Foods

Publicado em 07/02/2022 16:30

Logotipo Reuters

(Reuters) - O lucro da Tyson Foods quase dobrou no primeiro trimestre e superou as estimativas, impulsionado por preços mais altos, fazendo com que as ações do maior frigorífico dos Estados Unidos disparassem nesta segunda-feira.

Em um momento em que a demanda dos restaurantes está se recuperando à medida que lançam novos itens de menu para trazer de volta os clientes perdidos durante a pandemia, o aumento dos preços da carne para combater os custos mais altos de mão de obra e transporte beneficiou muito os frigoríficos norte-americanos.

O CEO da companhia, Donnie King, disse que já está vendo menor rotatividade e redução na ausência de trabalhadores, após desafios em relação a mão de obra ocorridos durante o surgimento da variante Ômicron do coronavírus. Segundo ele, a expectativa é que a disponibilidade de trabalhadores seja maior no restante do ano.

No primeiro trimestre, a Tyson informou que os preços médios da carne bovina subiram quase 32%, compensando um declínio no volume causado por restrições na cadeia de suprimentos. Isso ajudou a margem operacional da Tyson a crescer para 11,3%, acima dos 6,7% do ano anterior.

Os preços mais altos da carne, no entanto, deixaram o governo Biden preocupado, pois os lucros continuam aumentando nos frigoríficos.

Analistas disseram que o aumento das margens operacionais poderia atrair mais escrutínio indesejado de Washington para a Tyson e três outros gigantes da indústria que abatem cerca de 85% do gado engordado com grãos no país.

As vendas gerais de carne bovina aumentaram cerca de 25%, para 5 bilhões de dólares, ajudando as vendas da Tyson, com sede em Springdale, Arkansas, a subir 23,6%, para 12,93 bilhões de dólares no primeiro trimestre encerrado em 1º de janeiro, conforme dados do IBES da Refinitiv.

O lucro líquido atribuível saltou para 1,12 bilhão de dólares e, excluindo itens, a Tyson ganhou 2,87 dólares por ação, também superando as estimativas de 1,95 dólar por ação.

Com relação ao custo com alimentação animal, o CEO da empresa projeta novos avanços dos insumos usados na ração, como milho e farelo de soja.

"Espero totalmente que continuem a subir", disse ele sobre os grãos.

Sobre o segmento de frangos, o CFO da Tyson, Stewart Glendinning, acrescentou que a companhia reestruturou a estratégia de preços da proteína para responder à inflação e às condições do mercado.

O CEO disse que a Tyson se tornou dependente demais da compra de frango de outras empresas e "esqueceu de crescer" no segmento.

(Reportagem de Ananya Mariam Rajesh em Bengaluru)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário