Ações de frigoríficos têm baixas na B3 após relatório sobre consumo na China
![]()
As ações das principais empresas de carnes do Brasil operavam nesta quinta-feira entre as maiores quedas do Ibovespa, após a divulgação na véspera de um relatório apontando queda nas importações chinesas de cortes bovinos e suínos, conforme análise de representante do governo dos Estados Unidos para o próximo ano.
A China, maior importador de carnes do Brasil e também de grandes volumes nos EUA, onde frigoríficos nacionais como JBS e Marfrig têm a maior parte de suas operações, deverá comprar menos carne em 2023 após uma recuperação na produção local que pode deixar os preços dos produtos chineses mais competitivos frente às altas cotações globais.
A relatório publicado pelo adido do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) também impactou as ações da Minerva, maior exportador de carne bovina da América do Sul, igualmente com forte exposição à China, disse um relatório do Bradesco BBI.
"Os investidores têm sido 'altistas' com o exportador brasileiro de carne bovina Minerva e esperavam que a demanda chinesa por carne continuasse a aumentar à medida que o país se torna mais rico e os consumidores adotam novos hábitos alimentares, mas o USDA prevê que as importações de carne bovina da China cairão...", disse o Bradesco BBI.
As compras de carne bovina pelos chineses devem cair 19% no ano que vem, ante 2022.
Segundo o adido do USDA, a produção de carne bovina da China em 2023 deve crescer 4%, enquanto o consumo interno deve cair 3%, enquanto consumidores substituem parcialmente cortes de boi por suínos, com preços mais atrativos e ampla oferta.
O banco também citou o impacto negativo esperado de uma economia mais fraca na China.
Já as importações de carne suína deverão cair 8% em 2023 ante 2022, após uma recuperação da produção local. "Adicionalmente, as importações devem ser limitadas, uma vez que os preços globais são menos competitivos perto dos domésticos", disse o USDA.
Por volta das 11:30, JBS ON caía 5,34%, seguida por Minerva ON, em baixa de 4,19%, e Marfrig ON, com declínio de 4,18%. No mesmo horário, o Ibovespa subia 0,25%.
0 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro