Suíça rejeita iniciativa para banir a criação de animais em escala industrial

Publicado em 26/09/2022 11:46

Logotipo Reuters

Os eleitores suíços rejeitaram neste domingo uma proposta para proibir a pecuária industrial em um referendo sobre se as rígidas leis de bem-estar animal do país rico precisam ser ainda mais rígidas.

O aplicativo VoteInfo do governo mostrou um resultado provisório de 62,86% dos votos contra a proposta, submetida a referendo sob o sistema suíço de democracia direta, para tornar a proteção da dignidade de animais de fazenda como gado, galinhas e porcos uma exigência constitucional.

O VoteInfo recebe dados de resultados de votação coletados pelo Departamento Federal de Estatísticas.

"Eu votei não", disse Fabrice Drouin, morador de Genebra.

“Há agricultores que estão fazendo agricultura intensiva com seus animais, mas estão respeitando o bem-estar animal e para alimentar a população, temos que fazer pecuária industrial, pelo menos um pouco, senão não poderemos mais comer carne”.

Em um segundo referendo, os suíços votaram por pouco a favor de uma reforma planejada do seguro de velhice, que, entre outras coisas, aumentaria a idade de aposentadoria das mulheres de 64 para 65 anos.

A proposta agrícola exigiria que o governo estabelecesse regras mais rígidas para cuidar dos animais, incluindo dar-lhes acesso ao ar livre e para abatê-los. Os requisitos também abrangeriam animais importados e produtos de origem animal.

O governo recomendou contra a proposta, dizendo que tais mudanças violariam os acordos comerciais, aumentariam o investimento e os custos operacionais e aumentariam os preços dos alimentos.

"Acho que, em geral, as pessoas estão se regulando por conta própria", disse Florian Barbon, morador de Genebra, que se opôs à iniciativa. "Eu não acho que precisamos de uma estrutura legal para isso."

Em uma terceira votação, 52,01% dos eleitores rejeitaram uma medida que teria previsto a abolição de uma retenção na fonte sobre juros de títulos introduzida para evitar a evasão fiscal.

Embora os investidores pudessem reclamar o imposto, desde que divulgassem a receita de juros em suas declarações fiscais, o governo argumentou que a abolição do imposto reduziria os custos administrativos e tornaria a Suíça mais atraente para os negócios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário