Secretários participam da instalação da Frente Parlamentar da Proteína Animal no Rio Grande do Sul
Os secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, e do Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, participaram nesta quarta-feira (24/5) do ato de instalação da Frente Parlamentar da Defesa Proteína Animal na Assembleia Legislativa. O proponente da discussão é o deputado estadual Airton Artus.
O objetivo é inserir o parlamento nas discussões e construção de ações que colaborem com o setor produtivo e os tantos benefícios que o consumo da proteína animal traz para o ser humano. O deputado ressaltou que a frente não quer debater só as benesses, “mas debater assuntos também da saúde das empresas, os impactos na cadeia de produção e o custo financeiro das empresas”, afirma.
Uma pauta que precisa ser discutida permanentemente, foi reforçada no discurso do secretário da Agricultura. Feltes destacou que este “pode ser um dos momentos mais desafiadores do setor da proteína animal, pelos mais variados motivos. Da mesma forma, é o mais desafiador para o governo do Estado”. Ele destacou que o Rio Grande do Sul possui uma das tarifas básicas mais baixas do Brasil, com tributação em 17%. “Sem dúvida há dificuldades competitivas, de logística, de fronteiras, mas também algumas vezes de compreensão de que vivemos em livre um mercado, com liberalismo econômico. É legítimo o reclamo e queremos continuar a caminhar juntos com todos ligados ao setor e dialogar para encontrar as melhores alternativas, dentro dos limites do Estado”, ressaltou.
O secretário Santini afirmou que a Frente Parlamentar é uma oportunidade de juntar esforços para estabelecer linhas de atuação e desmistificar muitos conceitos com relação ao setor da proteína animal. “Precisamos ajustar parâmetros na questão dos tributos, incrementar o melhoramento do solo visando um melhor aproveitamento da propriedade na sua totalidade, trabalhar na reservação de água para promover a segurança hídrica das propriedades e focar no encurtamento da cadeia produtiva de consumo através do fortalecimento das nossas compras locais para entrega direta nas redes do Estado, como por exemplo, na compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar”, definiu.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o adjunto da Seapi, Márcio Madalena, também estiveram presentes, além de lideranças do setor.
0 comentário
Com tarifas menores nos EUA, Famato prevê ampliar exportações de carne bovina de Mato Grosso
Abiec diz que considera positiva decisão dos EUA de reduzir tarifas à carne do Brasil
JBS prevê margens mais apertadas para carne bovina nos EUA no 4º tri por escassez de gado
DP World avança no reefer com carnes a islâmicos
Volume parcial de carne bovina exportada até agora supera 276 mil tonelada e ultrapassa exportação de outubro do ano passado
Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro