BRF eleva compras diretas de grãos, quer eliminar desmatamento legal da cadeia até 2025

Publicado em 01/12/2023 15:29 e atualizado em 01/12/2023 16:49

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de alimentos BRF, uma das maiores produtoras e exportadoras de carnes de frango e suínos, prevê elevar para 40% as compras diretas de grãos junto a agricultores, do total de aquisições dessas matérias-primas, à medida que busca ter maior controle de fornecedores enquanto pretende eliminar também o desmatamento legal da cadeia produtiva até o final de 2025.

A BRF, uma das maiores compradoras de milho e soja do Brasil para a produção de ração aos seus integrados produtores de aves e suínos, iniciou no ano passado este movimento para ampliar a aquisição de grãos sem intermediação de agentes como tradings, e já passou da metade do caminho em direção à sua meta de dois anos.

As compras de grãos feitas diretamente de produtores saltaram de apenas 17% em 2022 para 32% do total de aquisições das matérias-primas em 2023, com a empresa também buscando melhorar as margens, uma vez que os negócios diretos são "mais econômicos". Em anos recentes, quando os preços da soja e do milho dispararam, a companhia viu seus resultados caírem.

"Desse nosso desafio de dobrar a originação por meio de compras diretas (em dois anos, até 2024), já trouxemos mais de 50% em 2023", disse o diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF, Gilson Ross, em entrevista à Reuters, nesta sexta-feira, em referência ao avanço da companhia em relação à meta.

A BRF ainda anunciou que terminou mapeamento de emissões do escopo 3 (aquelas feitas por fornecedores da companhia), no qual estão inseridas as compras de grãos, e os resultados confirmaram que neste item estão grande parte das emissões.

Para ampliar as compras diretas, a companhia adotou ações como o deslocamento de funcionários do segmento corporativo para unidades espalhadas pelo interior do país, reforçando equipes de compras de grãos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e nos Estados do Sul do Brasil.

"Aumentamos o número de pessoas com o quadro para estar mais em contato com os produtores", disse Ross, destacando que os times também estão se beneficiando das tecnologias contratadas pela empresa para monitoramento dos compradores.

A BRF já investiu 10 milhões de reais na implementação de novas tecnologias para avançar na rastreabilidade dos grãos.

Nesta sexta-feira, em entrevista à Reuters falando diretamente de Dubai, onde acontece a COP 28, a diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF, Raquel Ogando, revelou uma atualização de metas, afirmando que a companhia projeta ter rastreabilidade de 100% dos fornecedores de grãos, diretos e indiretos, até 2025.

O monitoramento de todos os produtores considera não apenas questões ambientais, mas também sociais. A rastreabilidade dos fornecedores diretos de grãos nos biomas da Amazônia e do Cerrado já é de 100% pela BRF, enquanto em 2023 a empresa avançou de 45% para 75% os indiretos.

A executiva disse ainda que a BRF definiu o fim de 2025 como data para encerrar compras de grãos de áreas desmatadas mesmo que legalmente do Cerrado brasileiro.

Pela legislação brasileira, o agricultor tem direito de desflorestar parte das áreas de sua propriedade, dentro de alguns limites que variam de acordo com o bioma.

Mas a diretora destacou que a BRF não trabalhará com grãos de áreas desmatadas legalmente de qualquer bioma a partir de 2026, e lembrou que já não compra grãos de áreas desflorestadas após 2008 do bioma amazônico, seguindo parâmetros da Moratória da Soja, pacto elaborado pela indústria processadora e tradings.

"Definimos o ano de 2025 como data de corte, alinhado com os princípios do SBTi (do inglês, metas baseadas na ciência)", disse Ogando.

Embora a companhia tenha definido metas contra desmatamento, ainda que legal, em prol da sustentabilidade e das exigências de consumidores globais, a diretora acredita que os produtores têm ampliado produtividades e são capazes de atender aos novos desafios.

"A nossa estratégia tem sido a de inclusão, caminho natural alinhado com o que temos visto das melhorias dos próprios produtores, tem grandes avanços nas produtividades das áreas", disse ela.

Nos escopos 1 e 2, a BRF anunciou que reduziu em 26% no ano passado as emissões absolutas de gases de efeito estufa em relação ao ano-base 2019, com estratégia de contratar energia renovável, como solar e eólica.

SAFRA 2023/24

O diretor Ross disse ainda que, em 2024, o plano é colocar mais esforços nos campos e que a BRF, considerando novas metas, está estudando como ajudar o produtor a restaurar áreas degradadas.

Ele destacou que o produtor que vende grãos para a BRF também tem vantagens de ter um comprador firme, argumento que deve ser utilizado para engajar fornecedores nas metas da companhia.

Só no ano passado, a empresa investiu 156,7 milhões de reais em ações socioambientais voltadas a transição energética, tecnologias de automação na cadeia produtiva e bem-estar animal, entre outros setores.

Questionado sobre a seca que atingiu as lavouras de soja no centro-norte do país no início da safra, que levou consultorias privadas a reduzirem suas projeções, o diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF disse que algumas estimativas são mais "especulativas do que a realidade, principalmente considerando os últimos seis dias, quando as chuvas se espalharam pelas principais regiões do Centro-Oeste e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)".

"As previsões são boas para os próximos meses, claro que previsão climática quanto mais longa é menos assertiva, mas acho que o cenário vai melhorar bastante, já está melhorando", declarou ao ser questionado.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário