Argentina: Carne bovina e de aves também serão beneficiadas com retenciones zeradas

Publicado em 22/09/2025 17:00
Depois que representantes do setor agrícola alertaram o governo de que as exportações de carne não foram incluídas na medida, o porta-voz Manuel Adorni esclareceu que elas também serão incluídas nessa redução até 31 de outubro

A suspensão temporária das retenciones anunciada pelo governo nacional na manhã desta segunda-feira, também se aplicará às exportações de carne bovina e de aves , que originalmente não estavam incluídas no benefício.

Foi o que informou o porta-voz presidencial, Manuel Adorni , em uma nova publicação na rede social X, semelhante à que fez ao comunicar a medida inicial que foi rapidamente ratificada pela publicação do decreto correspondente no Diário Oficial. 

"O Governo Nacional decidiu que também haverá retenciones zero de impostos sobre a exportação de aves e carne bovina até 31 de outubro de 2025. Este é o único governo que, diante da adversidade, responde reduzindo impostos", disse Adorni.

E AS CARNES?
Vale ressaltar que o anúncio e decreto inicial de Adorni não incluíam carne entre os produtos beneficiados.

Embora não tenha sido possível confirmar, aparentemente houve apelos ao Governo por parte de entidades rurais e representantes de frigoríficos exportadores para que tratasse adequadamente desta situação.

Vale lembrar que as exportações de carne bovina também tiveram um ano muito bom, com o volume embarcado em agosto 1,1% superior ao mesmo período do ano passado , mas em termos de ganho em moeda estrangeira, representou um aumento de 47,4%, graças ao forte crescimento dos preços internacionais.

“O total acumulado dos primeiros oito meses de 2025 revela que as vendas externas de carne bovina refrigerada e congelada totalizaram quase 448,6 mil toneladas de peso do produto, por um valor aproximado de US$ 2,3455 bilhões. Em comparação com os primeiros oito meses de 2024, os volumes exportados caíram 10,4%, enquanto o valor obtido cresceu 22,3%”, afirmou Mario Ravettino, presidente do Consórcio de Exportadores de Carnes da Argentina (ABC).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
InfoCampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário