EUA: Chuvas esparsas não devem amenizar efeitos da seca no cinturão de grãos
Uma onda de ar mais frio e algumas chuvas esparsas estão chegando à região do cinturão de grãos dos Estados Unidos nos próximos dias. Porém, essas chuvas não deverão reverter os danos causados pela seca intensa que já assolou as lavouras de soja e de milho na região. É o que revela o *boletim semanal do clima e lavouras divulgado hoje pelo USDA, realizado em parceria com o Departamento de Comércio dos EUA e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
Algumas chuvas isoladas já estão atingindo áreas do sul do cinturão, onde o milho e a soja já estão um pouco mais maduros e menos aptos a se beneficiar das chuvas de verão. Ainda segundo o boletim, o estado de Missouri liderou o ranking de maturação no centro-oeste, com 26% de seu milho totalmente maduro na avaliacão feita em 8 setembro, enquanto um sexto (16%) da soja de Ohio ainda estava com folhas caindo.
O site de clima Accuweather indica poucas chuvas para a região de Des Moines, estado de Iowa, onde as temperaturas devem começar a cair gradualmente ao longo do mês de setembro. Algumas tempestades isoladas devem atingir o município no próximo domingo, dia 15.
Poucas chuvas estão previstas para setembro na região de Des Moines, Iowa. Fonte: Accuweather.
Colheita
Algumas regiões dos Estados Unidos já estão com a colheita de milho mais avançada. É o caso do estado de Mississippi, localizado no sul do país. De acordo com o site Agfax.com, a colheita de milho no estado já está na metade e a soja começou a ser colhida na semana passada. A umidade do solo foi avaliada em 17% muito baixa, 25% baixa e 55% adequada.
Clima em outras regiões
No sul dos EUA, o clima quente e seco favorece a maturação da safra de inverno e a colheita. Chuvas isoladas estão mais restritas ao sul da Flórida e do Texas. A expansão da seca continua sendo uma preocupação para a região oeste do Mississippi.
Algumas nuvens e temperaturas mais amenas são registradas nos EUA. Fonte: USDA.
No oeste americano, chuvas intensas continuam a beneficiar as áreas de pastagem na região que abrange os estados de Utah, Colorado, Novo Mexico e Arizona. Até dia 8 de setembro, aproximadamente um terço das pastagens foram avaliadas como boas e excelentes em Utah (34%) e no Arizona (31%). No entanto, chuvas abundantes estao causando inundações locais.
Na região das planícies, o clima seco prevalece. Na região central das planícies, chuvas estão atrasando os trabalhos no campo, mas também beneficiam o trigo de inverno que foi recém plantado.
* O Boletim Semanal do Clima e Lavouras (Weather and Crop Boletim Semanal - WWCB) é preparado pelo USDA em conjunto com o Departamento de Comércio dos EUA e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). O WWCB fornece uma fonte vital de informações sobre tempo, clima e evolução da agricultura em todo o mundo, além de gráficos detalhados e tabelas de informações agrometeorológicas.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (25) e Domingo (26) para todo o Brasil
Próximos dias devem concentrar precipitações e trazer alerta para granizo e tempestades
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (24) para todo o Brasil
Inmet prevê temporais com potencial para queda pontual de granizo nesta quinta (23)
Alta umidade do ar e temperaturas elevadas trazem condições de tempestades para o Sudeste
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (23) para todo o Brasil