MetSul alerta para calor excepcional nesta quinta-feira

Publicado em 06/02/2014 09:50 e atualizado em 06/02/2014 14:16

Por:  Fevereiro, 06-02-2014 | 06:52 | Categoria: 

Ontem foi terrível de agüentar. Hoje, considerando as mínimas mais altas e a tendência de máximas elevadas, tudo indica que deve ser pior. Grande parte do Rio Grande do Sul "ardeu" ontem num dos dias mais quentes da história recente do Estado. Porto Alegre teve a maior máxima oficial em 56 anos (ler mais) na estação do bairro Jardim Botânico. No Estado, a temperatura máxima atingiu 44,0ºC na estação meteorológica de Taquara que é mantida pelo setor de engenharia térmica do Polo Tecnológico Paranhana da Universidade FACCAT. O valor está acima do recorde oficial de máxima do Estado de 42,6ºC (Alegrete em 1917 e Jaguarão em 1943), mas apenas as estações mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) têm seus dados considerados para recordes históricos “oficiais”. A máxima na rede do Inmet foi de 40,4ºC em Campo Bom.

Nas diferentes redes de dados que a MetSul tem acesso (Metroclima, Aeronáutica, Embrapa, universidades, MetSul e particulares) os termômetros marcaram ainda 41,5ºC em Santa Rosa, 41,3ºC em Santa Cruz do Sul, 41,1ºC em Teutônia e Canoas, 40,7ºC em São Leopoldo, 40,1ºC em Lajeado, 39,0ºC em São Borja, 38,8ºC em Rio Pardo, 38,3ºC em Santa Maria, 38,1ºC em Pelotas e 38,0ºC em Camaquã. Na rede do Metroclima, em Porto Alegre (foto acima de Mauro Schaefer do Correio do Povo), as máximas na quarta foram 41,2ºC na zona Norte e 40,8ºC no Menino Deus. Devido ao calor extremo, as sorveterias ampliaram seus horários de funcionamento na Capital e algumas operam até na madrugada. Digitais de rua hoje são objetos constantes de fotografia. O calor é o assunto da cidade e dos chargistas (charge abaixo do Tacho/Grupo Sinos).

A MetSul alerta que hoje será outra jornada em que seremos castigados pelo calor em níveis extremos e opressivos. Massa de ar extremamente quente que cobre o Rio Grande do Sul favorece novamente máximas acima de 40ºC em várias regiões, sobretudo nos Vales e Grande Porto Alegre. Pode fazer entre 40ºC e 42ºC na maioria dos bairros de Porto Alegre e nas cidades do Vale do Sinos com ocasionais marcas maiores em alguns pontos. No Vale do Paranhana, os termômetros devem acusar 43ºC ou 44ºC. Nos vales do Taquari e Rio Pardo, e na região de Santa Rosa (Noroeste), máximas de 41ºC a 42ºC na maior parte dos pontos. No Centro do Estado (Santa Maria), marcas ao redor dos 40ºC. Até nas tradicionalmente frias áreas mais altas do Rio Grande do Sul, acima de 1000 m de altitude, nos Campos de Cima da Serra, fará muito calor hoje com marcas à tarde entre 32ºC e 34ºC. Veja no mapa abaixo que a maior anomalia positiva de temperatura (desvio quanto à média histórica) prevista para esta quinta-feira à tarde na América do Sul estará aqui sobre Rio Grande do Sul com desvio positivo superior a 10ºC.

Mapa Metsul - Brasil

O calor já é intenso desde cedo  com marcas de 33ºC a 35ºC ao redor das 10h da manhã na Grande Porto Alegre e nos vales. A madrugada hoje foi a mais quente da semana até agora e em muitos locais da Capital a temperatura ficou entre 29ºC e 30ºC. Às 5h da manhã, antes do amanhecer, ainda noite, digitais de rua marcavam 30ºC na cidade (reprodução abaixo da RBS TV).

No Vale do Sinos, situação inédita. Com o temporal violento da última sexta, a rede elétrica da cidade de Novo Hamburgo foi seriamente afetada. Até ontem, cinco dias depois da tempestade, havia gente sem luz ainda na cidade do Vale do Sinos, tradicionalmente uma das mais quentes do Rio Grande do Sul. Sem luz e com calorão mesmo à noite, muita gente se hospedou em hotéis e motéis da própria cidade, pagando diárias de até R$ 200,00 apenas para passar a noite com luz e o refresco do ar-condicionado. No campo, também problemas. Com o calorão e as freqüentes faltas de luz, a avicultura gaúcha já sofre com os prejuízos e que tendem a aumentar. Milhares de frangos foram perdidos na localidade de Casca. O Sul do Brasil registra nesta semana recordes sucessivos no consumo de luz com até 17412 MW.

Porto Alegre registra temperatura oficial mais alta em 56 anos

 

Por:  Fevereiro, 06-02-2014 | 05:44 | Categoria: 

Porto Alegre teve ontem (5/2/2014) o dia mais quente dos últimos 56 anos, conforme os registros oficiais. A temperatura máxima observada na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, que é usada como referência climatológica oficial para a Capital, foi de 39,9ºC. A máxima somente foi conhecida na madrugada desta quinta-feira, a partir do dado do boletim SYNOP da 0Z (22h), já que a temperatura subiu após a leitura que é feita por padronização internacional às 18Z (16h na hora de verão) da quarta e que tinha indicado uma máxima provisória de 39,3ºC.

A marca da quarta-feira é histórica em vários sentidos, conforme pesquisa histórica realizada pela MetSul Meteorologia. Primeiro, é a máxima oficial mais alta na cidade desde os 40,3ºC de 14 de fevereiro de 1958. Segundo, é a quinta temperatura mais alta já registrada até hoje na Capital oficialmente, já que em só quatro oportunidades a máxima atingiu 40ºC ou mais: 40,4ºC em 17 de fevereiro de 1929, 40,7ºC em 1 de janeiro de 1943, 40,0ºC em 2 de janeiro de 1949 e 40,3ºC em 14 de fevereiro de 1958. Terceiro, foi a temperatura mais alta já anotada no Jardim Botânico desde que as medições tiveram início no local em meados da década de 70 pelo Instituto Nacional de Meteorologia, batendo os 39,8ºC de 25 de dezembro de 2012. Antes, segundo as pesquisas históricas da MetSul, Porto Alegre teve estações meteorológicas na Praça da Matriz (breve período que foi descontinuado no século XIX), e na Faculdade de Engenharia e na Redenção nas medições contínuas entre 1910 e a década de 70. A MetSul Meteorologia alerta que nesta quinta-feira (6) e nos próximos dias a temperatura seguirá extremamente alta e ao redor de 40ºC na estação oficial do Inmet e que já hoje a máxima poderá superar a marca de ontem de 39,9ºC, o que seria o primeiro registro de 40ºC na era da estação meteorológica do Jardim Botânico e o apenas o quinto em toda a longa série climatológica oficial de Porto Alegre iniciada no distante ano de 1910.

Simepar: Previsões para os próximos dias para o estado do Paraná

Por Fernando Mendonça Mendes - Meteorologista

Mais um dia de muito Sol e temperaturas seguindo com forte elevação nas regiões do Paraná. Há pouca nebulosidade no momento sobre as regiões do estado, conforme imagem GOES VIS ao lado. Destaca-se na imagem os valores de temperatura na última hora, com valores já acima dos 30 ºC na maioria das regiões do estado.

Quinta-feira (6)

A tarde - O calor segue elevado sobre as regiões paranaenses durante a quinta-feira. As taxas de instabilidade aumentam um pouco a tarde, o que favorece na formação de aglomerados de nuvens em áreas isoladas do Estado. Contudo, os eventos de chuva embora isoladas e de curta duração, podem ser fortes. 

A Noite - O calor segue elevado sobre as regiões paranaenses durante a quinta-feira. As taxas de instabilidade aumentam um pouco a tarde, o que favorece na formação de aglomerados de nuvens em áreas isoladas do Estado. Contudo, os eventos de chuva embora isoladas e de curta duração, podem ser fortes. 

Sexta-feira (7)

De manhã - O padrão atmosférico segue sem mudanças sobre o centro-sul da América do Sul. Há uma área de baixa pressão sobre a Argentina, que dá suporte para a formação de frentes frias, entre o país e o Uruguai. Como a grande massa de ar seco e quente permanece estacionada sobre o oceano Atlântico, as frentes frias não avançam pelos estados brasileiros. Por isso, o dia terá novamente altas temperaturas e chuvas isoladas a partir da tarde no Paraná.

A tarde - O padrão atmosférico segue sem mudanças sobre o centro-sul da América do Sul. Há uma área de baixa pressão sobre a Argentina, que dá suporte para a formação de frentes frias, entre o país e o Uruguai. Como a grande massa de ar seco e quente permanece estacionada sobre o oceano Atlântico, as frentes frias não avançam pelos estados brasileiros. Por isso, o dia terá novamente altas temperaturas e chuvas isoladas a partir da tarde no Paraná.

A noite - O padrão atmosférico segue sem mudanças sobre o centro-sul da América do Sul. Há uma área de baixa pressão sobre a Argentina, que dá suporte para a formação de frentes frias, entre o país e o Uruguai. Como a grande massa de ar seco e quente permanece estacionada sobre o oceano Atlântico, as frentes frias não avançam pelos estados brasileiros. Por isso, o dia terá novamente altas temperaturas e chuvas isoladas a partir da tarde no Paraná.

Termômetros devem chegar aos 35ºC hoje na Capital paulista, temperatura cai um pouco a partir do dia 11

O sol predomina em todo o Estado de São Paulo nesta manhã de quinta-feira. E o calor vai aumentar no decorrer da tarde, com máxima que alcança os 35ºC. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de pancadas de chuva mais isolada, que deve atingir partes do oeste, sul e leste paulistas. Atenção com a radiação ultravioleta que vai permanecer elevada, com índice entre 13 e 14, considerado extremo. Portanto, não esqueça de passar o filtro solar. 

Leia a íntegra no Jornal do Tempo

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MetSul + Simepar + Jor. do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário