Quanto já choveu nos EUA este ano? Maio foi o mês mais chuvoso em 121 anos

Publicado em 18/06/2015 16:45

Que o excesso de chuvas nos Estados Unidos é preocupante e que as previsões indicam mais chuvas para os próximos dias, pelo menos até a segunda-feira (22), já é conhecido. No enquanto quanto já choveu no país, principalmente no Meio-Oeste, coração da produção norte-americana de grãos? O NOAA - Departamento Oficial de Clima dos Estados Unidos - responde a essa pergunta de forma muito simples: maio foi o mês mais chuvoso em 121 anos, ou seja, desde que se tem registros. 

O mapa a seguir faz parte de um levantamento do NOAA e mostra, em tons de azul, as áreas onde as chuvas superaram muito a média para o mês, enquanto as que estão em tons de marrom mostram os locais onde os percentuais de precipitações ficaram abaixo da média. Partes do Arizona, da Carolina do Sul, o norte de Utah e uma pequena área de Nevada, Oklahoma e do Texas foram as que registraram as chuvas, no mínimo, 500% acima da média.

Precipitações em Maio de 2015 - EUA - Fonte: NOAA

Precipitações em Maio de 2015 - EUA - Fonte: NOAA 

Por todo o centro do país, as precipitações ficaram entre 200 e 300% acima da média para maio. Ao todo, 15 estados da região chamada de Great Basin até o rio Mississipi já registraram índices de precipitações  bem acima da média. 

Os mapas seguintes mostram o acumulado de chuvas em períodos dos últimos 30 dias e o total acumulado no ano até esta quinta-feira, 18 de junho. As informações partem do site norte-americano AGWeb. 

Nos últimos 30 dias, estados como o Texas, Oklahoma e Kansas acumulam mais de 101 mm de chuvas. Já áreas ao norte do Kansas, sul do Missouri e pequenos pontos de Iowa  acumulam médias que variam de 101 ,6 a 304,8 mm. Em Illinois, os índices variam de 101,6 a 203,2 mm, enquanto no Nebraska essa variação aumenta de 101,6 a 304,8 mm de precipitações. 

Chuvas acumuladas nos últimos 30 dias - EUA 2015 - Fonte: AGWeb

Chuvas acumuladas nos últimos 30 dias - EUA 2015 - Fonte: AGWeb

No acumulado do ano, em todo o Meio-Oeste americano, ainda de acordo com informações da AGWeb, as chuvas já acumulam de 508 a 1016 mm, mesma variação observada somente no Texas, um dos estados mais afetados pelo excesso de chuvas. E na região, o quadro se agravou ainda mais nesta semana com a chegada da tempestade tropical Bill. Por lá, muitas cidades já estão debaixo d'água. 

Em Illinois, desde o início de 2015, o total acumulado de precipitações varia de 508 a 762 mm, dependendo da área afetada, e esse mesmo intervalo foi registrado no Missouri, estado onde o plantio da soja está mais atraso e já tem campos de soja e milho alagados em diversas regiões. Em Indiana, o acumulado varia, até esta quinta. de 508 a 635 mm. 

Chuvas acumuladas no ano nos EUA - 2015 - Fonte: AGWeb

Chuvas acumuladas no ano nos EUA - 2015 - Fonte: AGWeb

Previsões e a Tempestade Bill

As últimas previsões climáticas para os próximos sete dias continuam indicando alguns resquícios da tempestade Bill para os vales do rio Mississipi e Ohio e também para a região oeste do Corn Belt. As projeções oficiais para os períodos dos próximos 6 a 10 e 8 a 14 dias mostram chuvas acima do normal para a maior parte do Centro-Oeste americano  e tempo um pouco mais quente e seco no Sudeste dos EUA. 

A umidade trazida pelo fenômeno deverá aumentar os volumes de chuvas em todo o Centro-Oeste dos EUA nesta sexta-feira (19) e algumas áreas mais ao nordeste do país, levando a novas preocupações com inundações de determinadas localidades, segundo informou há pouco o instituto de meteorolgia Accuweather. 

De acordo com o site internacional The Weather Channel, os estados mais afetados são o Texas, Missouri, Oklahoma, Arkansas e Louisiana. Além disso, há previsões de que as chuvas se acentuem, também, nos estados de Illinois e Indiana. 

A imagem abaixo, do instituto norte-americano Accuweather, mostra a rota prevista para a tempestade Bill até domingo (21):

Tempestade Tropical Bill

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • GUILHERME LEÃO Gurupi - TO

    A questão é a seguinte: e depois que as lavouras estiverem instaladas, irá faltar chuva (nos EUA)?

    Pois aí sim, será o ponto de definição da confirmação de mais uma mega safra ou quebra significativa que dará preços às nossas commodities.

    0
    • Carla Mendes Campinas - SP

      Guilherme Leão, continue nos acompanhando pois iremos atualizar frequentemente as informações sobre o clima e previsões para o Meio-Oeste americano durante o desenvolvimento todo dessa nova safra dos EUA. Nesta sexta-feira, às 9h, teremos uma entrevista com o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen para entender os impactos dessa chuvarada sobre as lavouras recém plantadas de soja e milho por lá!

      0