Semana vai terminando com esperança para as chuvas desse final de semana

Publicado em 04/12/2015 06:06

A formação de uma sistema meteorológico entre o Paraguai e Argentina irá avançar pelo Brasil e trazer chuvas à diversas localidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e até mesmo do MATOPIBA e Pará ao longo desses próximos 3 dias. Com exceção do Sul, onde os volumes previstos são grandes, podendo ultrapassar os 50 mm entre hoje e segunda-feira, nas demais regiões haverá muita variação do volume, por conta da irregularidade no regime de chuvas. O retorno das chuvas no Sul, uma vez que imagens de satélite mostram chuvas na região central e sudeste do Rio Grande do Sul nessa manhã de sexta-feira, irá trazer novamente uma condição mais desfavoráveis à realização dos trabalhos agrícolas, além de manter as condições favoráveis para a proliferação de doenças, afetando assim, o desenvolvimento das lavouras.

No Sudeste, Centro-oeste e no MATOPIBA/Pará o retorno das chuvas, um pouco mais generalizada, mais mesmo assim, como grande variação nos volumes irá permitir uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras bem como a finalização do plantio da soja e de demais culturas, como também possibilitar o início do plantio do algodão. Mas lembrando que ainda é muito arriscado o plantio no pó, já que não há nenhuma garantia de que tais chuvas que estão sendo previstas venham a ocorrer em intensidade nas áreas desejadas. Sendo prudente então, esperar as chuvas ocorrerem e só depois tomar a decisão de plantar ou não. Até porque quanto mais ao norte do Brasil menor será os volumes de chuvas e sua duração.

Alerta Agroclimático - 04 dez 2015

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário