Novo bloqueio limita chuvas a partir do dia 10 no Brasil Central, diz agrometeorologista

Publicado em 07/12/2015 14:06

Jataí/GO - Chuvas

Chuvas chegando em Jataí/GO na última semana - Foto do engenheiro agrônomo Hildo Antônio

Os produtores da região Central do Brasil devem se preparar para um novo período de tempo seco. Segundo explicou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, um novo bloqueio atmosférico deve se formar sobre essa porção do país a partir desta quarta-feira (10) e durar até meados de dezembro, ou seja, final da próxima semana. 

"As chuvas ficarão mais concentradas sobre a faixa leste e sul do Brasil nesse período. Somente por volta do dia 15 é que há previsão para chuvas no Mato Grosso e demais regiões da faixa norte, mas mesmo assim, serão de baixa intensidade e muito localizadas. E com esse bloqueio atmosférico, culturas como soja, poderão voltar a sentir os efeitos negativos dos baixos índices de umidade e potencializar as perdas que já são grandes em algumas regiões", explica Santos em seu boletim desta segunda-feira (7). 

Somar Meteorologia - 11 a 15 de dezembro

Se, aparentemente, o problema com a estiagem parecia ter perdido força, o especialista diz: "pelo contrário. Vem uma falta de chuvas por aí". Santos explica que os locais mais afetados deverão ser todo o estado de Mato Grosso, o norte de Mato Grosso do Sul, norte de Goiás, norte de Minas Gerais, a área do MATOPIBA, e mais o Pará. 

A frente fria que vinha trazendo essas chuvas que puderam ser registradas em todo o país no último final de semana já se desloca do continente para o oceano, não permitindo que as precipitações cheguem ao Brasil Central. 

"Para essa semana há previsões de mais chuvas nessa segunda-feira para grande parte das regiões Sudeste, Centro-oeste e no MATOPIBA, assim como no Pará. Contudo, no Centro-oeste e na faixa norte essas serão, mais uma vez, na forma de pancadas. Mas mesmo assim, darão condições para a continuidade do plantio", informa o alerta do agrometeorologista.

Somar Meteorologia - 7 a 11 de dezembro

Em alguns pontos como a região Sudeste, nas últimas 24 horas, foram registrados volumes de chuvas que variaram de 20 a 50 mm, ainda segundo Marco Antônio dos Santos. Já no acumulado de dezembro, esse intervalo sobe para algo entre 50 e 150 mm. Entretanto, ainda segundo o meteorologista, os volumes maiores seguem concentrado no Sul do país. 

7 de Dezembro - Somar Meteorologia

Nos últimos sete dias, como mostra o boletim semanal da Climatempo, os acumulados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram bastante expressivos, variando de 30 a 100 mm, como mostra a figura a seguir. "Na semana passada a formação de sistemas de baixa pressão, o avanço de uma frente fria, além do ar quente e úmido, provocaram chuva em grande parte do Brasil. Somente a Região Nordeste e parte da Região Norte, estiveram sob a influência do ar seco, que deixou o tempo bem aberto, sem chuva", informa o reporte.

Figura 1

A seguir, confira a íntegra do boletim semanal da Climatempo

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Sudeste do Brasil
 

* Esta semana começou com mais uma frente fria na Região Sudeste e outra frente fria vai passar pela Região a partir do meio da semana. A Figura 1 mostra o volume de chuva previsto para o período entre 8 e 12 de dezembro. Na maior parte da Região, deve ser acumulado de 70 a 100 mm e, em áreas isoladas, o volume pode ser ainda maior.
 
* Além da Região Sudeste, a chuva também será volumosa nesta semana no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. No sul de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Paraná, o acumulado pode passar de 100 mm. Isto se deve a influência de fortes áreas de instabilidade que vão se formar no Paraguai, devido a presença de um sistema de baixa pressão.
 
* No Rio Grande Sul esta semana começou fria. Muitas cidades registraram na segunda-feira (07), temperatura entre 08 e 12 graus. Ao longo da semana, a temperatura sobe. Há previsão de pouca chuva para este Estado.
 
* No Norte, entre o domingo (06) e a manhã de segunda-feira (07) choveu muito em algumas áreas do Acre e de Rondônia. No decorrer da semana, o tempo ainda fica instável nestes Estados e as pancadas de chuva vão acontecer com frequência. Já nas demais áreas do Norte, a chuva será irregular e o calor será bastante intenso.
 
* Para o Nordeste, a maior parte da Região terá pouca ou nenhuma chuva nesta semana. Os volumes mais significativos são previstos para o Maranhão, o Piauí e a divisiva da Bahia com Minas Gerais.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada para o período de 08 a 12 de dezembro

Figura 2

* No período entre 13 e 17 de dezembro, a chuva aumenta no Rio Grande do Sul e ainda há previsão de grandes volumes para Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 13 a 17 de dezembro

Figura 3

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Choveu em grande parte do país
 
* Na semana passada a formação de sistemas de baixa pressão, o avanço de uma frente fria, além do ar quente e úmido, provocaram chuva em grande parte do Brasil. Muitas cidades tiveram eventos de chuva e vento fortes. Na Figura 3, pode-se observar que foram acumulados volumes bastante significativos na maior parte do país.
 
* Somente a Região Nordeste e parte da Região Norte, estiveram sob a influência do ar seco, que deixou o tempo bem aberto, sem chuva.

Figura 3: Chuva acumulada entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro

Figura 1

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas + Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário