Previsão indica chuvas volumosas para o sudeste e centro-oeste nos próximos dias

Publicado em 03/10/2016 07:29 e atualizado em 03/10/2016 10:25
3391 exibições

Nos próximos dias, áreas de instabilidade associadas à sistemas de baixa pressão devem favorecer a ocorrência de chuva forte e volumosa, principalmente sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. No mapa a seguir é possível observar o acumulado de chuva previsto pelo modelo meteorológico entre os dias 03 e 17 de outubro. Como é possível observar, grandes áreas de SP, MG, ES, RJ e MT apresentam volumes de chuva previstos superiores a 100 mm. Na imagem a seguir, também vemos que áreas do sul da Bahia também apresentam volumes de chuva acumulada acima de 100 mm durante o período.

Mapa chuvas 03/10 a 17/10 - Climatempo

Volume de chuva previsto para os dias entre 03 e 17 de outubro. Fonte: Climatempo

No mapa a seguir as áreas em laranja claro indicam média climatológica entre 50 e 100 mm (figura 2). Como é possível observar, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, o norte de São Paulo e o sul da Bahia apresentam esse intervalo para a média climatológica de precipitação do mês de outubro.

Se compararmos a previsão do acumulado de chuva para os próximos 15 dias com a média climatológica para o mês de outubro, temos que essas áreas do Sudeste e o sul da Bahia devem ultrapassar a média já nessa primeira semana de outubro. Municípios do sul de Mato Grosso e do norte de Goiás e de Mato Grosso do Sul também podem ultrapassar a média.

Média climatológica do acumulado de chuva para o mês de outubro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Média climatológica do acumulado de chuva para o mês de outubro. Fonte: Climatempo

Reuters: Somar alerta para tempo seco e quente em parte das áreas agrícolas do Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - A Somar Meteorologia alertou nesta segunda-feira para o aparecimento de um período de tempo seco e quente a partir de meados de outubro em todo o centro e norte do Brasil, o que poderia prejudicar o desenvolvimento do plantio de soja, principal cultura do país.

Segundo a boletim da Somar, os Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, Minas Gerais, Goiás e leste de Mato Grosso estariam mais sujeitos a ser afetados pelo tempo mais seco.

Na segunda parte do mês, a chuva forte passaria a se concentrar sobre a região Sul, acrescentou a Somar.

Essa previsão mais estendida se contrapõe à projeção para esta semana, que deverá ter chuvas no centro e sul de Goiás, o Triângulo Mineiro e na divisa entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

As lavouras de soja e milho do Brasil, que estão em fase de plantio, precisam de chuvas neste momento, assim como as áreas de café, cujos frutos e floradas estão em desenvolvimento.

Chuvas também podem beneficiar a próxima safra de cana, enquanto um tempo mais seco favorece a moagem da última etapa da temporada atual.

Tags:
Fonte: Climatempo + Reuters

1 comentário

  • eriveuton mauri São Gabriel da Palha - ES

    Será que desta vez vem a tao esperada chuva? São quase tres anos de seca no norte do Espirito Santo.... para nos salvar só com muita chuva.

    0
    • VICTOR ANGELO P FERREIRA VICTORVAPFNEPOMUCENO - MG

      Alo pessoal da previsão...Passem a falar TEMPO BOM quando tem chuva, por favor...,

      2