Clima: Previsões para os próximos 10 dias continuam oferecendo chuvas para a grande maioria dos estados

Publicado em 11/03/2017 05:13

AgResource-logo

As previsões meteorológicas para os próximos 10 dias continuam oferecendo boas rodadas de chuvas para a grande maioria da área sojicultora no Brasil. Nos próximos 5 dias, chuvas ainda serão limitadas ao norte e sul do país. Já a partir do dia 15 de março, chuvas se generalizam e uma boa rodada precipitações regulares e significantes voltam a regar a maioria do Centro Oeste.

No geral, o padrão climático brasileiro se mostra bastante benéfico durante o mês de março para a colheita de soja aos extremos do país e ao desenvolvimento da safrinha na região central. Na Argentina, as chuvas serão limitadas nestes próximos 10 dias, dando um bom espaço para o avanço das áreas com colheita em progresso. Confira a análise estado-por-estado da AgResource Brasil (ARC Brasil) abaixo:

Mato Grosso – Chuvas insistem sobre o noroeste do estado durante todo o período. Com umidade avançando para a região central do estado a partir do dia 13-15. Mato Grosso que tem sua colheita de soja praticamente finalizada (88,17% já colhido, segundo IMEA), se beneficiará com as chuvas regando sua safrinha – proporcionando um bom desenvolvimento dos estádios iniciais do milho (98,74% plantado, IMEA).

MAPAS 4 - MATO GROSSO

Rio Grande do Sul – Precipitações de alta intensidade cobrem o estado do RS neste fim de semana. Além de totais acima dos 60mm acumulados para os próximos 5 dias, as chuvas serão generalizadas. Já a partir do dia 15, chuvas darão uma trégua, com eventos irregulares ainda perdurando sobre áreas isoladas no estado. As chuvas serão muito bem-vindas pelos produtores da região, que ainda têm, na sua maioria, soja em fase reprodutiva (R1-R8).

MAPAS 4 - RS

Paraná – O estado do Paraná apresenta uma grande irregularidade das leituras climáticas. Os modelos não estão confirmando as previsões com similaridade. Entretanto podemos ainda afirmar que chuvas regarão partes isoladas do estado, principalmente nas fazendas ao leste do Paraná. No geral, a ARC Brasil espera um bom progresso de colheita nestes próximos 10 dias.

MAPAS 4 - PARANÁ

Goiás – Este fim de semana deverá ser observado chuvas pontuais sobre regiões dispersas no estado. No geral, um céu limpo com boa incidência solar permitirá o avanço da colheita em Goiás, nos próximos 5 dias. Já na segunda quinzena do mês chuvas voltam pelo oeste do Estado, cobrindo grande parte da região. Um padrão com chuvas mais generalizadas é previsto para o fim do mês e começo de abril. O qual se confirmado, providenciará boa umidade para o desenvolvimento do milho safrinha. A ARC Brasil ficará atenta a qualquer variação meteorológica para região.

MAPAS 4 - GOIÁS

MA.TO.PI.BA – A região de expansão agrícola do país possui previsões climáticas bastante consolidadas pela verificação entre os modelos (EUROPEU e AMERICANO). Chuvas chegarão pelo norte da macrorregião nestes próximos 5 dias e devem se estender até o fim do mês. O sul do Tocantins, em específico, apresenta o mesmo padrão climático para o estado do Goiás. Entretanto chuvas se intensificam a partir do dia 15, ainda incerto sobre a localidade precisa das pancadas. O oeste da Bahia segue à risca de um evento pluviométrico de menor intensidade para mês de março. O modelo AMERICANO tem oferecido chuvas de maior volume, entretanto não são confirmadas pelo modelo EUROPEU.

MAPAS 4 - MATOPIBA

Veja mais informações no site da AgResource Brasil

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgResource Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário