Excesso de chuva causa atraso no plantio do trigo e aveia, além de prejuízos em outras culturas na região de Ijuí (RS)
Além de causar prejuízos no desenvolvimento das culturas de inverno, o excesso de chuva do momento resulta no atraso do plantio. O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, aponta que já terminou o período do zoneamento recomendado para implantação da aveia branca e nem todos os agricultores efetuaram o plantio.
Inclusive há produtores com financiamento bancário aprovado. Dos cerca de 80 mil hectares de aveia branca projetados para a atual safra dentre os 46 municípios da Emater regional de Ijuí, o cultivo está em torno de 60%. Já no tocante ao trigo, o período ideal para plantio segue até o final deste mês. Gilberto Bortolini, agrônomo da Emater regional, explica que houve cultivo de aproximadamente 10% da área. Em anos anteriores, nesta época, o percentual estava entre 30 e 40%.
No milho de segunda safra ocorre bastante acamamento, porém ele acredita que ainda é possível realizar silagem com grande parte do produto. Porém, para colheita possivelmente vai ser impossível, pois já há registro de espigas que começam germinar. A Emater regional de Ijuí ainda informa que o que ficou nas lavouras de soja de segunda safra e feijão haverá perda muito grande.
Veja a notícia na íntegra no site da Rádio Progresso de Ijuí
0 comentário
Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026