Cresce a área atingida pela seca intensa no Corn Belt, mostra Drought Monitor

Publicado em 29/07/2017 12:34

Os últimos dias com chuvas sendo registrados no Corn Belt tiraram parte da força de alta do mercado internacional de grãos e o avanço das cotações na Bolsa de Chicago acabou sendo menos intenso esta semana. No entanto, uma atualização reportada nesta quinta-feira, 27 de julho, do Drought Monitor - um sistema oficial do governo americano que monitora a seca nos EUA - mostra que as condições de seca estão se espalhando por um área maior, reduzindo os níveis de umidade do solo. 

O cenário, portanto, segue castigando as safras na medida em que a seca e a estiagem "anormais" neste momento continuam a se expandir pelas Planícies, Meio-Oeste e a Virginia. 

Drought Monitor - 25 de Julho

Em Montana, por exemplo, a "seca excepcional" - como é classificado o nível mais severo - saltou 10 pontos em uma semana. Quase 12% do estado está sofrendo com essas condições, enquanto na Dakota do Norte esse índice chega a 8%. 

Já no Corn Belt, a "seca severa" agora pode ser observada também no centro sul de Iowa, mas se limita a 1,66% da área, ainda segundo informações do Dorught Monitor. Os estados localizados ao leste do rio Mississippi estão 'livres' da seca, porém, isso poderia mudar no começo da próxima semana, como mostra o sistema. 

O meteorologista do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), Bradd Rippey, mostra que as condições de seca têm se intensificado por todo o centro dos EUA, especialmente no Corn Belt. Enquanto estados como a Dakota do Norte, Dakota do Sul e Montana viu o índice que mostra essa evolução da seca subindo alguns pontos, no cinturão de produção o aumento foi ainda mais significativo, com porcentagens já de dois dígitos. 

Em todo o país, o território de cobertura da seca é de, atualmente, 10,98%, como mostra o mapa acima. 

As atuais condições do clima nas principais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos já têm resultado em estimativas menores de produtividade do trigo, por exemplo. Equipes de campo começam a mostrar rendimentos esperados na casa de 37,9 bushels por acre, contra áreas onde a média dos últimos cinco anos é de 45,7 bushels e, no ano passado, foram colhidos 43,1. 

Além disso, o mercado recebeu, também nesta quinta-feira, atualizações dos mapas climáticos do NOAA, o serviço oficial de clima dos Estados Unidos, os quais voltam a mostrar tempo quente e seco no intervalo dos próximos 6 a 10 dias. 

Temperaturas 6 a 10 dias - NOAA

Temperaturas previstas para os próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Chuvas 6 a 10 dias - NOAA

Chuvas previstas para os próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Já entre os próximos 8 a 14 dias, as temperaturas deverão ficar mais amenas, porém, o tempo segue seco para praticamente todo o Meio-Oeste norte-americano, especialmente em Iowa e Minnesota. Já Indiana e Ohio, algumas chuvas podem ser registradas, como mostram os mapas na sequências, de temperaturas e chuvas. 

Temperaturas 8 a 14 dias - NOAA

Chuvas 8 a 14 dias - NOAA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Jonatan Murata guaira - PR

    Nao se preocupem... A safra ainda vai ser recorde... como sempre...

    1
    • Nivaldo Porfirio Alvorada do Sul - PR

      Sim, só depois que o agricultor brasileiro comprometer todo seus grãos aos preços baixíssimos oferecidos pelo mercado( cooperativas e afins) aí sim a real situacao será conhecida e os preços então serão outros, para alegria dos atravessadores.

      0