60% da região agrícola da Argentina foi beneficiada pelas chuvas do final de semana, mas ainda há áreas em situação crítica

Publicado em 19/12/2017 08:31

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (19), o jornal La Nación destaca que as chuvas do último final de semana beneficiaram 60% da área agrícola da Argentina, que vinha enfrentando uma situação complicada, com mais de quatro milhões de hectares de soja e milho correndo o risco de não serem plantados.

Contudo, Eduardo Sierra, especialista em agroclimatologia, que constatou o número de áreas recuperadas, destacou também que as zonas do sudoeste de Córdoba, San Luís, La Pampa e oeste e sudoeste de Buenos Aires não receberam chuvas suficientes "e é possível que a situação fique pior".

Em um boletim, o Escritório de Risco Agropecuário (ORA) do Ministério da Agroindústria do país disse que, na região núcleo, "as armazenagens atuais se classficam como regulares a adequadas, permanecendo áreas isoladas ocupadas por reservas deficitárias ao sul e o oeste". O escritório também visualiza a possibilidade de novas chuvas nesta semana, fator que também é constatado por Pablo Mercuri, diretor do Centro de Pesquisa de Recursos Naturais do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).

O país ainda precisa plantar 9,6 milhões de hectares de soja e milho e, segundo a Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), a maior parte da zona núcleo precisava de 60mm a 80mm para alcançar uma situação ótima nas reservas de solo - e nem todos os lugares da região alcançaram esses níveis.

A BCR também informou que apenas 40% da região agrícola núcleo recebeu chuvas acima de 30mm, ou seja, 1,7 milhões de hectares que receberam "um grande aporte de água".

Com informações do La Nación

Leia também: Argentina recebeu chuvas que permitiram a continuidade do plantio de soja e milho em algumas áreas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário