Argentina: Com exceção de dois departamentos, província de Córdoba continua debaixo de seca ou reservas hídricas escassas

Publicado em 19/12/2017 13:10

O Escritório de Risco Agropecuário (ORA) da Argentina divulgou hoje (19) seu boletim semanal, no qual se destaca o fato de que a armazenagem de água na província de Córdoba segue sendo deficitária, com exceção dos departamentos Unión e Marcos Juaréz, que estão em condições regulares.

Ao observar o mapa elaborado pelo escritório, feito com base no consumo de água típico do cultivo de milho, destaca-se que mais da metade da província está no "pior dos cenários", que é de seca; de restante, a maioria está com reservas "escassas", com a situação sendo um pouco melhor apenas para os departamentos destacados.

Pouco alívio

A perspectiva do ORA coincide com os dados registrados pela rede de estações meterológicas da Bolsa de Cereais de Córdoba sobre as chuvas ocorridas no último final de semana.

Os maiores volumes foram vistos em Unión e Marcos Juárez, que receberam até 69mm de chuvas. No restante da província, o volume máximo recebido foi de 25mm e, em algumas zonas, como o extremo sul, não caiu uma gota de chuva.

Mapa da situação hídrica em Córdoba, Argentina

Segundo o Guia Estratégico para o Agronegócio (GEA), a chuva de sábado trouxe pouco alívio para o solo e para os cultivos. Apenas 40% da região agrícola núcleo recebeu mais de 40mm de água.

Essas zonas, como considera o GEA, terão vantagem no potencial de rendimento. Contudo, as áreas menos favorecidas ainda preocupam: se trata de 6 milhões de hectares que seguem à espera de novas chuvas para plantar.

As chuvas vão chegar?

O ORA prevê que entre essa terça e a qunta-feira (21) haverão chuvas na zona do Nordeste Argentino, Entre Ríos, Santa Fe, norte de Mendoza, San Juan, leste de Santiago del Estero e Córdoba, La Pampa e oeste de Buenos Aires.

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a chegada de uma frente fria também deve provocar chuvas sobre Buenos Aires, La Pampa, San Luís, leste de Mendoza, Córdoba, Santa Fe, leste de Entre Ríos, Santiago del Estero, Noroeste Argentino e Nordeste Argentino.

Chuvas e Temperaturas na Argentina

Contudo, os volumes devem ficar por volta de 50mm, ainda não sendo suficientes para abastecer as necessidades, mas ajudando a deixar a superfície mais úmida para que os cultivos avancem.

As temperaturas, por sua vez, seguem altas: entre 35ºC a 40ºC.

Mapa Político da Argentina

Tradução: Izadora Pimenta

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz.com.ar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário