Climatologista argentino visualiza que o RS deve receber chuvas importantes, enquanto a situação da Argentina segue complicada

Publicado em 19/01/2018 09:05

O climatologista argentino José Luis Aiello, em entrevista para o Guia Estratégico para o Agronegócio (GEA) da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), advertiu que o La Niña "se intensificou e acompanhará a Argentina até o final da safra". As maiores chuvas ocorrerão no Brasil, ao norte do estado do Rio Grande do Sul, enquanto a Argentina receberá apenas episódios aleatórios.

Ele indicou que não são esperadas melhoras nas próximas semanas que mudem de maneira substancial o regime pluviométrico dos dois últimos meses e dá a entender, no entanto, que a manutenção dessas circulações regionais é positiva, já que o mês de fevereiro poderá não ser tão severo. "Mas as chuvas vão estar abaixo do normal", acrescentou.

"O Pacífico segue frio e isso deve afetar o comportamento das chuvas nas fases finais da soja, em fevereiro. A parte boa é que os mecanismos regionais seguem jogando a favor, o que permitiu a chegada de chuvas que temos visto em várias subregiões da Argentina", argumentou.

Ele disse que a oferta de água que está chegando na Argentina, com predominância no norte da região dos Pampas e de forma moderada e aleatória no restante, obedece aos fluxos de umidade atmosféricos. As chuvas não chegam com intensidade a regiões do sul, como o centro de Buenos Aires. Até o final da semana, o padrão deve ser mantido, bem como este deve ser um comportamento normal até o final de janeiro, sem recuperação nas zonas que enfrentam grandes problemas.

Ele sinaliza, ainda, que a situação é diferente no Brasil, já que as chuvas seguirão ativas até o final de janeiro. Este fator deve se refletir nas estimativas de produção para ambos os países. "Por isso concordo com as 52 milhões de toneladas estimadas para a soja argentina".

Tradução: Izadora Pimenta

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Infocampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário