Argentina: chuvas são dispersas em Córdoba, comprometendo o desenvolvimento da soja e do milho

Publicado em 22/01/2018 09:09

O verão não vem trazendo um tempo homogêneo para a província de Córdoba, Argentina, no que diz respeito ao desenvolvimento dos cultivos de soja e de milho. Até então, o primeiro mês do ano mostrou chuvas dispersas e de intensidades variadas.

Até hoje (22), as chuvas no território da província vem sendo heterogêneas, com zonas nas quais os registros acumulados superam os 140mm e outras nas quais os pluviômetros marcaram apenas pouco mais de 10mm, segundo a rede de estações meterológicas da Bolsa de Cereais de Córdoba.

Com a soja e o milho já plantados, o centro-norte é a área da província que mais recebeu chuvas ao longo de janeiro, com aportes que chegam até a 182,6mm, como foi o caso de Cosme Sur, no departamento de San María.

O leste, por sua vez, recebeu pouca água, com registros que superam apenas os 60mm, como é o caso de San Francisco. Em Morteros, por exemplo, a chuva acumulada é de 27mm até então. Sob esse cenário, a evolução dos cultivos não é uniforme e depende da umidade acumulada nos lotes.

No sul (departamentos de General Roca e Roque Sáenz Peña) e na zona núcleo (Unión e Marcos Juárez), a situação é mais delicada. Sobressai o caso de Leones, no departamento Marcos Juárez, onde as chuvas superam apenas os 10mm. No último domingo, foram registradas algumas chuvas de escasso aporte no leste da província: Villa María (General San Martín), San Antonio de Litin (Unión) e Noetinger (Unión e Marcos Juárez) com menos de 5mm.

De acordo com a previsão da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, são previstas chuvas para algumas áreas da província para esta semana, com acumulados de até 100mm.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrovoz

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário