Tempo: Março começa com previsão de chuvas em quase todo o país e reascende preocupação com colheita

Publicado em 02/03/2018 11:34

LOGO nalogo

​O mês de março começa com previsão de chuva em quase todas as regiões do Brasil. Essa condição, no entanto, demanda a atenção dos produtores brasileiros, já que a colheita da safra de grãos caminha para a finalização, com exceção da região Sul que costuma colher mais tarde, e precipitações neste momento podem prejudicar os trabalhos.

A Climatempo destaca que o mês começa com muita disponibilidade de ar quente e úmido, o que costuma facilitar a formação de nuvens e favorece pancadas. Nas regiões Norte e Nordeste, as condições de chuvas serão reforçadas com a atuação de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e podem ocorrer chuvas fortes.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/03 a 05/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/03 a 05/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, nos primeiros 15 dias de março as pancadas de chuva devem ocorrer por praticamente todos os estados do país. O destaque, no entanto, na primeira semana do mês é para a região Sudeste que deve ter pancadas fortes em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Já na segunda semana do mês, mapas da Climatempo mostram que as chuvas devem se concentrar mais sobre a região Centro-Norte do país. Nesse período, as pancadas de chuva serão fortes sobre os estados da Bahia e em áreas do interior de Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.

Na primeira quinzena do mês, são esperados acumulados expressivos, entre 200 e até 400 milímetros na maior parte da região produtora do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Podem ocorrer chuvas nos próximos dias sobre o Centro-Oeste. No entanto, na maior parte dos estados produtores da região, as chuvas não serão em altos volumes. Os acumulados de até 200 mm na primeira quinzena do mês ficam concentrados no Norte e Leste de Mato Grosso e áreas de Goiás. Mato Grosso do Sul terá baixos acumulados. Por outro lado, essas chuvas devem favorecer o plantio do milho.

Segundo levantamento do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) em torno de 58,30% da área cultivada nesta temporada já havia sido colhida até a última sexta-feira (23). As chuvas registradas em algumas regiões de Mato Grosso têm atrasado a colheita da soja da safra 2017/18. Em Ipiranga do Norte, além do atraso, as precipitações também afetam a qualidade do grão e ocasionam prejuízos aos produtores rurais.

"De agora em diante todo dia é uma preocupação. Temos soja estragando nos campos e há problemas no momento da entrega do produto, com classificação e excesso de desconto. Por enquanto, a previsão climática tem indicado entre 4 a 5 dias de sol, o que deve contribuir com a finalização dos trabalhos nos campos", explica o presidente do sindicato rural, Valcir Batista Gheno.

Veja mais:
» Chuvas no final da colheita comprometem qualidade da soja em Ipiranga do Norte (MT)

Na região Sul do Brasil, no período de 7 de março a 11 de março, são esperadas poucas chuvas. Nos últimos dias, no entanto, algumas cidades da região chegaram a registrar chuvas fortes e ocorrência de granizo com prejuízos em lavouras de milho, soja e tabaco. As perdas foram pontuais em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

"A expectativa é que as perdas podem chegar até a 40%, dependendo da lavoura. Nas áreas atingidas, as plantações apresentam uma desfolha grande e as vagens altas foram danificadas", explica Deivi Bertoglio, representante de vendas de insumos e máquinas agrícolas na região de Tapejara (RS). Inclusive, alguns produtores já acionaram o seguro.

Veja mais:
» Em Tapejara (RS), lavouras de soja atingidas por granizo podem ter perdas de até 40%

Produtores da região devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras uma vez que a colheita na maior parte dos estados ainda está no início. De acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná, por exemplo, apenas 27% da área plantada de soja havia sido colhida até a última segunda-feira (26).

Veja a previsão de chuva acumulada nos próximos 15 dias (02 de março  a 16 de março):

Previsão de chuva acumulada nos próximos 15 dias (02 de março  a 16 de março - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Veja a previsão para a primeira quinzena de março por região:

Centro-Oeste         

Na primeira quinzena do mês, as chuvas ficam mais concentradas em áreas da faixa Norte e Leste do Mato Grosso e Goiás, com acumulados de até 300 mm. Já no Mato Grosso do Sul, são esperados baixos volumes.

Sul

A região Sul do Brasil terá baixos volumes acumulados de chuvas na primeira quinzena de março. Algumas precipitações isoladas devem acontecer sobre o Paraná e Santa Catarina, mas no Rio Grande do Sul são esperados baixos volumes.

Sudeste       

As chuvas na primeira quinzena de março ficam mais concentradas sobre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com acumulados de até 300 mm. Já em São Paulo, baixos acumulados são esperados.

Norte

Os acumulados mais expressivos sobre a região Norte na primeira quinzena de março ocorrem, principalmente, sobre o estado do Pará. No Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, os acumulados serão baixos no período.

Nordeste     

Altos acumulados são esperados na primeira quinzena de março sobre a maior parte do Nordeste. Destaque para a região do Matopiba, com acumulados entre 300 e 400 mm em algumas áreas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário