EUA terão chuva em excesso e frio intenso nos próximos 15 dias

Publicado em 08/04/2019 12:31

LOGO nalogo

Os produtores norte-americanos estão dando início a uma nova safra diante de uma série de incertezas este ano. E a temporada 2019/20 começa com condições climáticas desfavoráveis e preocupantes. As próximas semanas, de acordo com as últimas previsões, trazem muitas chuvas e até mesmo neve - ainda! - para o Meio-Oeste americano, principal região produtora do país. 

As expectativas de especialistas internacionais, portanto, são de um possível atraso no plantio do milho - que começa a ser semeado antes da soja nos EUA - e que as áreas com o chamado "prevented planting", ou aqueles locais que não serão plantados por conta de intempéries climáticas, sejam maiores este ano, podendo alcançar algo entre 5 e 6 milhões de acres. 

Afinal, esse padrão de chuvas acima da média deverá se estender até maio, de acordo com os mapas meteorológios.  

Na manhã desta segunda-feira (8), foram registradas tempestades se movendo pelo Vale do Rio Ohio, as quais são seguidas por um outro sistema trazendo mais precipitações nos próximos cinco dias, como mostra o mapa abaixo. A imagem é do NOAA e mostra que os acumulado neste período de 8 a 15 de abril podem variar 45 a 101 mm. 

EUA 5 dias

Na sequência, o que se espera são períodos dos próximos 6 a 10 dias também com as temperaturas abaixo da média e chuvas acima da normalidade para este período do ano, também de acordo com os mapas atualizados pelo NOAA. 

EUA 6 a 10 dias

Temperaturas nos próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA

EUA 6 a 10 dias

Chuvas nos próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Já no intervalo de 8 a 14 dias, as condições começam a ficar mais amenas, mas ainda preocupam As chuvas acima da média continuam, como mostram as imagens a seguir, porém, em uma área menor de atuação. No entanto, as temperaturas seguirão abaixo da média para o período. 

EUA 8 a 14 dias

Chuvas nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

EUA 8 a 14 dias

Temperaturas nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

"O foco permanece sobre os próximos 6 a 15 dias, com as chuvas voltando para os vales de Ohio e do Delta, reduzindo o ritmo dos trabalhos de campo e renovando as preocupações com o excesso de umidade", diz o instituto de meteorologia Commodity Weather Group (CWG). 

Mapas CWG

Entre quarta e quinta-feira são esperadas tempestades de inverno no noroeste do Meio-Oeste, com a possibilidade de acumulados entre 152 e 300 mm. E mais neve é esperada para algumas outras localidades, em estados como os das Dakotas, Iowa, Minnesotta e Wisconsin. 

E para os próximos 16 a 30 dias, as previsões indicam um quadro bastante semelhante, principalmente no tocante às temperaturas, que seguirão abaixo da média no intervalo apurado pelo CWG de 23 de abril e 7 de maio. 

EUA 16 a 30 dias

Chuvas Acumuladas

Nas últimas semanas, as notícias que mais chamaram atenção nos EUA foram as referentes às enchentes que castigaram importantes estados do Corn Belt. E imagens de satélite mostraram que são mais de 400 mil hectares de campos alagados na região, sem condições de plantio. 

Em uma região de Minnesota, pelo Twitter, o produtor Harmon Wilts postou as fotos abaixo relatando que os produtores agora esperam os rios e lagos baixarem, voltarem para seu nível, o degelo terminar de acontecer para que eles então possam voltar a plantar. 

Minnesotta 2019/20

Minnesotta 2019/20

Os últimos dias, porém, também foram de muitas chuvas para os Estados Unidos. Entre 1º e 7 de abril, estados do Corn Belt receberam mais 12 a 25 mm de chuvas, como ilustra o mapa do portal norte-americano AgWeb. 

EUA 7 dias

Ao se obervar a imagem do perído de 9 de março a 8 de abril é possível observar os volumes bem acima da normalidade, com alguns locais registrando até 200 mm de chuvas, como na Dakota do Sul ou partes de Iowa. O mapa também é da AgWeb.

EUA 30 dias

*As imagens mostram os acumulados em polegadas, cada uma representa 25,4 mm

Nesta segunda-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz seu primeiro boletim semanal de acompanhamento de safras mostrando os dados iniciais do plantio do milho 2019/20 e será possível comparar seu ritmo ao do mesmo período do ano passado e à média dos últimos cinco anos. A expectativa dos consultores da Allendale, Inc são de 1% a 2% da área americana já semeada com o cereal. No ano passado, eram 2% e, em 2017, 3%. É importante lembrar que o início da temporada passada também foi marcado por bastante chuva, embora não como vem sendo observado em 2019. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário