EUA terão chuva em excesso e frio intenso nos próximos 15 dias

Publicado em 08/04/2019 12:31 e atualizado em 08/04/2019 13:06
3553 exibições

LOGO nalogo

Os produtores norte-americanos estão dando início a uma nova safra diante de uma série de incertezas este ano. E a temporada 2019/20 começa com condições climáticas desfavoráveis e preocupantes. As próximas semanas, de acordo com as últimas previsões, trazem muitas chuvas e até mesmo neve - ainda! - para o Meio-Oeste americano, principal região produtora do país. 

As expectativas de especialistas internacionais, portanto, são de um possível atraso no plantio do milho - que começa a ser semeado antes da soja nos EUA - e que as áreas com o chamado "prevented planting", ou aqueles locais que não serão plantados por conta de intempéries climáticas, sejam maiores este ano, podendo alcançar algo entre 5 e 6 milhões de acres. 

Afinal, esse padrão de chuvas acima da média deverá se estender até maio, de acordo com os mapas meteorológios.  

Na manhã desta segunda-feira (8), foram registradas tempestades se movendo pelo Vale do Rio Ohio, as quais são seguidas por um outro sistema trazendo mais precipitações nos próximos cinco dias, como mostra o mapa abaixo. A imagem é do NOAA e mostra que os acumulado neste período de 8 a 15 de abril podem variar 45 a 101 mm. 

EUA 5 dias

Na sequência, o que se espera são períodos dos próximos 6 a 10 dias também com as temperaturas abaixo da média e chuvas acima da normalidade para este período do ano, também de acordo com os mapas atualizados pelo NOAA. 

EUA 6 a 10 dias

Temperaturas nos próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA

EUA 6 a 10 dias

Chuvas nos próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA

Já no intervalo de 8 a 14 dias, as condições começam a ficar mais amenas, mas ainda preocupam As chuvas acima da média continuam, como mostram as imagens a seguir, porém, em uma área menor de atuação. No entanto, as temperaturas seguirão abaixo da média para o período. 

EUA 8 a 14 dias

Chuvas nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

EUA 8 a 14 dias

Temperaturas nos próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA

"O foco permanece sobre os próximos 6 a 15 dias, com as chuvas voltando para os vales de Ohio e do Delta, reduzindo o ritmo dos trabalhos de campo e renovando as preocupações com o excesso de umidade", diz o instituto de meteorologia Commodity Weather Group (CWG). 

Mapas CWG

Entre quarta e quinta-feira são esperadas tempestades de inverno no noroeste do Meio-Oeste, com a possibilidade de acumulados entre 152 e 300 mm. E mais neve é esperada para algumas outras localidades, em estados como os das Dakotas, Iowa, Minnesotta e Wisconsin. 

E para os próximos 16 a 30 dias, as previsões indicam um quadro bastante semelhante, principalmente no tocante às temperaturas, que seguirão abaixo da média no intervalo apurado pelo CWG de 23 de abril e 7 de maio. 

EUA 16 a 30 dias

Chuvas Acumuladas

Nas últimas semanas, as notícias que mais chamaram atenção nos EUA foram as referentes às enchentes que castigaram importantes estados do Corn Belt. E imagens de satélite mostraram que são mais de 400 mil hectares de campos alagados na região, sem condições de plantio. 

Em uma região de Minnesota, pelo Twitter, o produtor Harmon Wilts postou as fotos abaixo relatando que os produtores agora esperam os rios e lagos baixarem, voltarem para seu nível, o degelo terminar de acontecer para que eles então possam voltar a plantar. 

Minnesotta 2019/20

Minnesotta 2019/20

Os últimos dias, porém, também foram de muitas chuvas para os Estados Unidos. Entre 1º e 7 de abril, estados do Corn Belt receberam mais 12 a 25 mm de chuvas, como ilustra o mapa do portal norte-americano AgWeb. 

EUA 7 dias

Ao se obervar a imagem do perído de 9 de março a 8 de abril é possível observar os volumes bem acima da normalidade, com alguns locais registrando até 200 mm de chuvas, como na Dakota do Sul ou partes de Iowa. O mapa também é da AgWeb.

EUA 30 dias

*As imagens mostram os acumulados em polegadas, cada uma representa 25,4 mm

Nesta segunda-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz seu primeiro boletim semanal de acompanhamento de safras mostrando os dados iniciais do plantio do milho 2019/20 e será possível comparar seu ritmo ao do mesmo período do ano passado e à média dos últimos cinco anos. A expectativa dos consultores da Allendale, Inc são de 1% a 2% da área americana já semeada com o cereal. No ano passado, eram 2% e, em 2017, 3%. É importante lembrar que o início da temporada passada também foi marcado por bastante chuva, embora não como vem sendo observado em 2019. 

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário