Seleção de fotos mostra dificuldade de produtores avançarem com plantio nos EUA

O final de semana foi de fortes chuvas para boa parte do Meio-Oeste americano e o avanço dos trabalhos de campo continua acontecendo de forma bem mais lenta do que o normal. Os novos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) sobre o progresso do plantio serão divulgados hoje, às 17h (horário de Brasília), após o fechamento do pregão em Chicago.
Em fotos postadas no Twitter, produtores americanos de diversos estados mostram e relatam que as condições ainda são muito adversas e que a semeadura da soja, do milho e do trigo de primavera ainda segue muito comprometida pelo excesso de chuvas. Na rede social, os agricultores já, inclusive, utilizam a hashtag #NoPlant, ou, #SemPlantio, na tradução livre.
Veja as imagens:
Tekamah, Nebraska - Foto de Q Connealy

Iowa, Foto de Paul @NeIowaFarmer
Pluviômetro marca quase 4" de chuvas, ou quase 100 mm.

Entre Illinois e Indiana - Fotos de Keith Gehling

Trajeto de Pittsboro, Illinois a McLean, Illinois (aproximadadamente 258 km)
No trajeto, foram registrados trabalhos de campo em apenas cinco pontos.


Noroeste de Ohio, Noogle Farmes - Fotos @NoogleFarms
Fotos de JRyan Norton


La Fontaine, Indiana - Fotos de Matt Wilson

Pana, Illinois - Foto de Glenn Randall

Roanoke/Gridley, Illinois - Foto de Josh Schick

Iowa - Foto de Krafka Suffolks

Fairmount, Indiana - Foto de Curt Presnall
"O plantio 2019 em uma foto", disse o produtor em seu Twitter.

Mapas do portal norte-americano AgWeb mostram que os acumulados de chuvas em estados com Iowa, Minnesota, partes de Wisconsin e Illinois registraram acumulados elevados nos últimos 7 dias, até este domingo, dia 19.

Mapa: AGWeb
Nos últimos 30 dias, até este dia 20, a maior parte do Corn Belt registrou chuvas de até 100 mm na maior parte das regiões. Toda esse umidade mantém os solos extremamente saturados e sem qualquer condições de plantio, como mostram as imagens acima.
Informações apuradas pelo Grupo Labhoro, segundo seu diretor Ginaldo Sousa, mostram "boas chuvas em grande parte do Meio-Oeste, norte do corredor e Sul dos Estados Unidos, em áreas já muito úmidas e alagadas durante o final de semana, e previsões de chuvas acima do normal e temperaturas abaixo do normal, no Centro-Oeste até o início de junho".

Mapa: AGWeb
Também pelo Twitter, o produtor Dan Erickson, de Altona/Illinois, disse que pela primeira vez está considerando aderir ao Prevent Plant. "Nunca considerei o Prevent Plant como uma opção real. Tivemos 50 mm de chuvas, nas últimas 36 horas, em solos já saturados. Se esta previsão (do mapa abaixo) se confirmar, pode não haver outra alternativa".
O mapa acima mostra as previsões de chuvas até o dia 2 de junho e ainda indica precipitações muito intensas no Corn Belt neste período, as quais podem ultrapassar os 100 mm.
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026
