EUA: Frio intenso e neve do final de semana foram piores do que o esperado; veja fotos

Publicado em 14/10/2019 11:44

LOGO nalogo

As condições de clima seguem preocupando muito os produtores norte-americanos. De acordo com as previsões atualizadas, os próximos dias ainda serão de frio intenso, geadas e mais neve em regiões produtoras. Mais do que isso, as chuvas em alguns pontos do cinturão também seguem impedindo o bom andamento da colheita, mantendo um considerável atraso nos trabalhos de campo este ano. 

De acordo com o Commodity Weather Group (CWG), druante o final de semana áreas como o centro e o leste da Dakota do Norte e o nordeste da Dakota do Sul receberam algo entre 4 e 12 polegadas de neve. E no leste, centro e leste de Iowa uma geada forte, bem como no sul de Minnesota pode ter comprometido ainda mais o crescimento do milho. 

Segundo Arlan Sunderman, economista chefe de commodities da INTL FCStone, dos EUA, a frente fria do último final de semana foi pior do que o esperado e pode ter causado danos mais severos do que eram previstos. E já atribui parte das altas que vêm sendo registradas nos grãos no mercado futuro norte-americano às perdas causadas por essas adversidades climáticas nos EUA. 

E para o período dos próximos 6 a 10 dias, o CWG acredita que mais chuvas podem segurar ainda mais o progresso da colheita no Meio-Oeste e no Delta dos EUA. Os mapas abaixo mostram as previsões para os EUA até o final de outubro. 

Mapas CWG

De acordo com informações do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, algumas tempestades poderm manter o tempo bastante úmido no Corn Belt ainda na próxima semana. O mapa de previsão para os próximos 6 a 10 dias, ou de 19 a 23 de outubro, ilustra essa previsão, com chuvas esperadas acima da média nas regiões coloridas em verde. 

Chuvas 6 a 10 dias EUA

Em contrapartida, as temperaturas já se mostram mais amenas para o período, podendo se mostrar até mesmo acima da média para importantes estados do Corn Belt e também da região do Delta, como mostra o mapa a seguir. 

Temperaturas nos EUA 6 a 10 dias

De acordo com o agrometeorologista sênior do portal DTN The Progressive Farmer, Bryce Anderson, a região das Planícies do Norte podem passar pelo que ele chama de uma tempestade de inverno recorde. "As nevascas podem bater novos recordes (como já aconteceu durante o último final de semana). 

E não só a neve é um problema para os produtores locais, como o excesso de umidade também, ainda segundo Anderson. O estado da Dakota do Sul, por exemplo, registou recordes de chuva este ano de 838 a 1066 mm, algo entre 254 e 304,8 mm acima do normal. Em percentual, isso é de 150% a 300% acima da média para a localidade. 

"A maior parte do estado teve percentuais de chuva muito acima do normal", diz. 

Para a Dakota do Norte, as chuvas também foram muito volumosas e, como explica o agrometeorologista, superaram o normal para a região entre 150% e 200%. 

RELATOS DE PRODUTORES

Pelo Twitter, os produtores norte-americanos vêm relatando o excesso de chuvas e as baixas temperaturas, além dos problemas que vêm sofrendo com essas condições e suas lavouras ainda no campo. 

"A temperatura na fazenda está na casa dos -6ºC (20ºF) nesta manhã de segunda-feira, 14 de outubro. As temperaturas nacionais mostram isso, minha soja está apenas na altura da minha cintura", Doug Anderson - Dakota do Sul

"Estamos com 0,5º C aqui e os mapas não mostram isso. Tivemos gelo e geadas aqui em Kankakee. A geada se estendeu por um longo caminho de acordo com todas as pessoas com quem conversei", Aaron Combs - Kankakee, IL

"O problema é a umidade antes. Acabamos de voltar ao campo e agora essa tempestade. Não estamos preocupados com o atraso na colheita, estamos preocupados em colher", Tyler Stegman - Grand Fork, ND

"Atualização da colheita do (trigo) Durum. Leia e chore. Condições frias e úmidas continuam a impedir a colheita 2019. O relatório semanal da NDWC diz que é provável que parte da colheita não seja feita devido a campos úmidos e precipitação contínua". Mary Kennedy, analista da DTN 

FOTOS DE DAKOTA DO NORTE

Dakota do Norte 2019 - FarmerFritelDakota do Norte 2019 - FarmerFritelDakota do Norte 2019 - FarmerFritel

Fotos: Twitter FarmFritel

Dakota do Norte 2019 - Kim Saueressig

Foto: Kim Saueressig

Dakota do Norte 2019 - National Weather Service Bismarck

Dakota do Norte 2019 - National Weather Service BismarckDakota do Norte 2019 - National Weather Service BismarckDakota do Norte 2019 - National Weather Service Bismarck

Fotos: Twitter National Weather Service Bismarck

Durante o final de semana, o Notícias Agrícolas trouxe mais informações sobre a Dakota do Norte, com fotos - que seguem abaixo  mais vídeos e mapas de previsões, que podem ser relembrados no link a seguir:

>> Colheita nos EUA atrasada enfrenta neve e geada nos estados do Norte e chuvas no Cinturão

Foto em Dakota do Norte - EUA. Envio de Gustavo Philippsen,

Foto em Buchanan, Dakota do Norte - EUA. Envio de Gustavo Philippsen

Soja com Neve 16:9

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcus Costa

    Fake: Foto: Brad Gilberton é uma foto de uma miniatura de máquina, da pra ver os flocos de neve...

    4