Tempo: Chuvas fortes devem continuar sobre áreas do Sul nos próximos dias; Inmet emite alerta para áreas agrícolas

Publicado em 28/10/2019 10:20 e atualizado em 28/10/2019 11:09

LOGO nalogo

As condições climáticas devem continuar severas na região Sul do Brasil. Nas próximas 48 horas, o estado de Santa Catarina tem previsão de chuvas entre 30 e 50 milímetros. No Rio Grande do Sul, são esperadas chuvas de maior intensidade, entre 40 e 60 milímetros. Na quarta-feira (30), as chuvas tendem alcançar os 70 milímetros no Rio Grande do Sul. 

Segundo a Climatempo, todos os estados do Sul terão pancadas de chuvas raios. "Há risco de chuva forte e de mais ventania. Podem ocorrer rajadas de vento de 70 km/h a 100 km/h e também há risco de granizo", afirma. 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alertas para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e também para alguns pontos do Paraná. Segundo o alerta, são previstas chuvas entre 30 e 60 mm em alguns pontos e entre 50 e 100 milímetros/dia em outros. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma. 

 Mapa 24h região Sul

Região sul do país deve continuar com chuvas intensas nos próximos dias - Fonte: Inmet

Após um final de semana de chuvas intensas no Centro-Oeste do Brasil, a região continuará com com condições de chuvas nos próximos dias, mas em baixos volumes. O modelo Cosmo do Inmet mostra que nas próximas 48 horas os estados do Mato Grosso, Tocantins e Goiás devem receber chuvas entre 3 e 5 milímetros. As chuvas tendem a continuar acontecendo de maneira isolada em alguns pontos dos estados. 

O Inmet indica ainda que nesta segunda-feira (28), no Mato Grosso do Sul, são esperadas pancadas de chuvas. Em Goiás e no Distrito Federal também são previstas pancadas de chuvas com trovoadas. 

Também deve voltar a chover na região Sudeste do país, sobretudo em Minas Gerais onde são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros. Nordeste do Brasil mantém a mancha seca, sem condições de chuvas. 

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas 

Mapa precipitação
Fonte: Inmet

Últimos dias

O mapa de precipitação acumulada do Instituto Nacional de Meteorologia mostra que nos últimos três dias altos volumes de chuva foram registrados em áreas da região Centro-Norte do Brasil, mas também em pontos do Sul. Nas últimas 24 horas, as chuvas seguiram no Sul.

De acordo com dados levantados pelo Inmet em estações meteorológicas, os cinco maiores acumulados nas últimas 24 horas em todo o país foram registrados em Caçapava do Sul (RS): 62 mm, São Gabriel (RS): 62 mm, Cruzeiro do Sul (AC): 61,6 mm, Caratinga (MG): 47,6 mm e Caparaó (MG): 40 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

No período de 28 de outubro até 05 de novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), chuvas aparecem mais expressivas sobre áreas da região Norte, Sul e partes do Centro-Oeste e Sudeste.

No período de 05 até 13 de novembro, as precipitações ficam mais abrangentes e tomam praticamente todo o país. Seguem os altos volumes em áreas da região Sul, Norte, Centro-Oeste e Norte do Brasil. A região Nordeste continua em condição de baixas chuvas.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de outubro até 13 de novembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de outubro até 13 de novembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Final de tarde, plantando e esperando a chuva propriedade Valdir Navarro em Cerejeiras (RO). Envio de Mário José Milani
Final de tarde, plantando e esperando a chuva propriedade Valdir Navarro em Cerejeiras (RO). Envio de Mário José Milani

Soja em Primavera do Leste (MT). Envio do Eng. Agrônomo Ivan Jose Balaba
Soja em Primavera do Leste (MT). Envio do Eng. Agrônomo Ivan Jose Balaba​

Foto em Rio Verde (GO) Envio de Alex Zamonaro


Foto em Rio Verde (GO) Envio de Alex Zamonaro

Soja em Colíder (MT)
Soja em Colíder (MT)

 

Colheita de Aveia Preta em Irati (PR). Envio do Técnico Agrícola Lucas Stroparo
Colheita de Aveia Preta em Irati (PR). Envio do Técnico Agrícola Lucas Stroparo
 

 
 
Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário